terça-feira, 22 de setembro de 2015

Bolinhas de energia

Como se eles precisassem de mais energia, mas sim, precisam de muita e boa energia para aprenderem, estarem atentos, brincar, serem felizes.

Estas bolinhas de energia foram uma sugestão da nossa amiga e autora do livro "Guia de remédios naturais para crianças", Sofia Loureiro, há uns anos,  para ter sempre à mão e evitar as birras de cansaço e fome.

Todos nós ficamos mais irritados quando estamos com fome e nas crianças isso passa por fazer birras gigantescas, por isso o melhor é evitar chegar a esse ponto. Para não deixar os níveis de açúcar caírem ao chão e evitar picos altos com açúcares rapidos uma ou duas bolinhas destas são o ideal, são doces, tentadoras e cruas, cheias de açúcares naturais e lentos.

Ah, sim prometi uma receita não foi?
Pois a receita cá de casa é basicamente inventar a gosto de cada vez que se faz! Mas cá vai o que estas levaram:

Flocos de aveia
Tâmaras
Sementes de girassol
Farinha de alfarroba
Cacau magro em pó
Mel
Um fio de azeite
Mistura de frutos secos (cajus, amendoas, nozes, avelãs)

O que faço é colocar na picadora os ingredientes, a minha é fraquinha por isso pico aos poucos, e ir misturando um pouco mais de aveia ou mel dependendo da consistência que vou obtendo.
Depois de tudo bem misturando é fazer bolinhas, pequenas porque senão ficam enjoativas, e rolar cada bolinha num prato com sementes, alfarroba, cacau, ou como neste caso em frutos secos picados.
Se não comerem logo todas (impossível cá em casa), podem guardar no frigorífico por 2 ou 3 dias para terem um snack saudável sempre à mão.

Estas ficaram tão boas que já acabaram.

Ups, a receita é fraquita não é?  Mas façam como eu, usem a imaginação e o que tiverem na despensa,  vão ver que resulta!)

Sem comentários:

Enviar um comentário