segunda-feira, 29 de agosto de 2011

Regresso ás aulas

Este acontecimento que podia ser apenas o acontecimento familiar e social do inicio do novo ano lectivo, um novo ano de descobertas, aprendizagens, de novos amigos, de velhos amigos, é estragado pelo assedio comercial e consumista das grandes superfícies comerciais, vulgo hipermercados.

Lista de um qualquer hipermercado deste país!

Regresso às Aulas

O ano passado foi o nosso primeiro ano, como família, de entrada em escola a sério, 1º ano do 1º ciclo do ensino básico, a nossa tão querida 1ª classe. Sabíamos que eram precisos materiais, livros e uma mochila onde carregar tudo mas nem por isso nos deixamos levar pelo entusiasmo de comprar materiais novos e caros.


Em Junho ainda não há listas de materiais para o novo ano, mas um velho ano está a acabar e não é assim tão difícil pensar nos essenciais, ainda que fiquem a faltar algumas coisas especificas que cada professor resolve pedir.

Mochila
Estojo
lápis
caneta azul
afia
borracha
cola
canetas de feltro
lápis de cor
régua
caderno linhas
caderno quadriculado
dossier A4

Claro está que podemos sempre caír no erro de comprar A4 e afinal a professora querer A5 mas também papel não se estraga e numa casa de miúdos há sempre a vontade de rabiscar e papel nunca é de mais.

Ora em Junho, inicio de Julho anda tudo com a cabeça nas férias, na praia, no campismo, nos sombreiros, nas cadeiras, nas toalhas ... são corredores cheios de material necessário, ou não, para desfrutar de uns dias de descanso, e lá ao fundo, bem escondido está um corredor, sim apenas um corredor de material de escritório, assim chamado todo o ano até chegar a fins de Agosto e passar a chamar-se "material escolar".

Um corredor que tem espaço para cadernos, mochilas, estojos, canetas, lápis, afias, borrachas, réguas, colas, dossiers e até envelopes, cestos de papeis, furadores, agrafadores, resmas de papel e muito mais.
Durante 11 meses este corredor tem de tudo, tudo o que é essencial, a preço normal, por vezes até em promoção, durante 11 meses somos nós que procuramos o que queremos e de repente nos finais do mês de Agosto somos atacados por 3 ou 4 corredores de "material escolar".
Nas ditas campanhas de regresso às aulas 1 corredor é pouco para todas as mochilas que querem vender, 1 corredor é pouco para todos os cadernos de todos os bonecos conhecidos e menos conhecidos, de um momento para o outro um corredor de material de escritório parece uma amostra dos  4 corredores de material escolar.

E lá vão os pais, com um carrinho de compras, uma lista na mão, e os filhos atrás, ou a correrem à frente de tão deslumbrados que estão com tudo aquilo, fazer as ditas dolorosas compras de regresso às aulas.

Bem nós o ano passado tínhamos pela primeira vez que fazer as compras não de regresso mas sim de inicio de aulas.
E lá foi a Mãe de todos com o Tiago, num lindo dia de Junho, sim leram bem Junho, fazer as compras. Ah e tal e coitado nem teve escolha... sim teve, havia 3 tipos de afias e ele pode escolher 1, havia 5 cores de dossiers e ele escolheu o vermelho, havia 2 marcas de réguas e ele escolheu a mais maneirinha, havia 6 tesouras diferentes e ele escolheu a mais cara seguida do comentário :
"sim mãe, esta é mais cara mas é das boas, a avó tem uma e vale a pena" - de realçar que ele ainda ia fazer 6 anos!
Os cadernos foram decorados por ele, já na escola, a mochila e o estojo foram oferecidos no seu aniversário (Agosto) e foram do boneco escolhido por ele, obrigada amigas, e serão usados até à nossa saudosa 4ª classe.


Sei que não irei conseguir mante-lo longe da loucura do regresso às aulas por muitos anos, mas tenho a certeza que vou conseguir incutir nele, e nos outros, o espírito de comprar o que é realmente necessário, olhando à relação qualidade / preço e não à relação boneco / preço, sem que com isso ele se sinta mal na escola porque os outros têm e ele não.
Ele tem, simplesmente tem de uma maneira mais criativa, mais barata e de certeza mais gratificante. Copiar um desenho do homem aranha e pintar é de certo mais interessante e barato que comprar um caderno com o boneco já lá cravado.


Bom regresso às aulas a todos os meninos e meninas!

1 comentário:

  1. Olá,
    Gosto da iniciativa que já se começa a ver pelo país de trocar livros escolares nas bibliotecas. Em Pombal, por exemplo, a biblioteca tem o projeto livro à troca em que se pode trocar um livro por outro à escolha.
    Também já se encontra em blogues etiquetas para colocar em cadernos escolares e colar desenhos também é uma boa ideia e de certeza que as crianças encontram os cadernos delas facilmente.
    bjhos
    Paula

    ResponderEliminar