segunda-feira, 25 de julho de 2011

Quatro e quatro oito

Quando se juntam quatro mais quatro o resultado é oito, toda a gente é capaz de fazer a conta, e foi o que aconteceu um destes dias, fiquei com os meus quatro e mais quatro a dormir cá em casa!


Queriam ir a um concerto mas tinham os miúdos e com os miúdos não podiam ir, pensaram em arranjar alguém para cuidar deles, mas a Mãe de todos não deixou, ofereceu-se para ficar com todos. Loucura total!

 Arranjei um reforço de peso, a amiga Sandra veio cá para casa, afinal é professora e está habituada a uma turma inteira, qual seria a dificuldade de juntas tomarmos conta de 8 miúdos todos de idades diferentes?

O Mário faz 9, o  Léo faz 8, o Tiago faz 7, a Olivia faz 5, a Julieta (espanhola) faz hoje 3 Parabéns Julieta, a Teresa faz 4, o João fez 2 e a Julieta (portuguesa) fez ontem 8 meses.  

Começámos com uma visita ao Moinho da Torre, sem duvida uma visita que recomendo. O amigo Carlos Mesquita guiou-nos pelo moinho, pela sua história, pelo seu funcionamento e ainda nos deixou fazer farinha, com ele não se aplica o velho ditado "Comigo ninguém faz farinha!"






De regresso a casa os miúdos puderam usar pasta de modelar para fazer uma réplica do moinho ou o que quisessem. Amassaram, esticaram, cortaram, enrolaram ... enfim durante uma hora 7 meninos à roda de uma mesa brincaram e criaram. A Julieta pequenina ficou de fora desta actividade por razões óbvias.


E há alguma coisa melhor que uma festa da Pizza para crianças? Sim provavelmente até há, mas também não se pode dizer que tenha sido uma má ideia. Cada um pôde criar 1/4 de pizza, escolher os ingredientes, decidir quantas azeitonas queria, se levava queijo ralado ou fiambre, ou se era completamente forrada a oregãos.






A hora de dormir aproximava-se a passos largos. Como seria? Será que nenhum ia começar a chamar pela mãe? Será que ia haver xixis na cama? E mais importante que isso, onde iriam dormir 8 crianças numa casa de 4?
E foram eles próprios que naturalmente foram dando respostas a estas perguntas.

Os rapazes mais crescidos juntaram-se no quarto dos rapazes cá de casa.


As meninas foram fazendo ninho na sala, por ali espalhadas a ouvir historias, o Joãozinho foi ficando, afinal ainda é pequenino.



A Julieta pequenina é que por esta altura já levava pelo menos umas  2 horas de sono.




E a Mãe de todos e a amiga Sandra puderam aproveitar o serão para conversar e relaxar um pouco, enquanto 8 pequenotes dormiam a sonhar com o dia que tiveram.

  



Deitada no sofá a velar o sono dos pequeninos senti que tinha conseguido, a Mãe de todos conseguiu entreter, cuidar, alimentar e adormecer 8 crianças.

Tiro o chapéu aos casais com 8 filhos! E para quem tem mais que 3 espreitem aqui.

Para um dia contar e recordar e rir ...
Ouvi um chourinho, levanto-me estremunhada, olho para o chão, conto 3 em vez de 4, corro a casa toda à procura da Julieta (espanhola) acendo luzes, conto cabeças. e só quando volto à sala é que vejo que ela afinal está lá deitada a dormir mas noutra posição... e o chourinho volta, afinal é a outra Julieta, a portuguesa, a minha, a pedir maminha...