terça-feira, 12 de maio de 2015

A panela do feijão

- Na minha casa havia sempre feijão na mesa, todos os dias, depois logo se via se havia mais qualquer coisa, mas a panela do feijão era certa. 

Quem me disse esta frase foi uma mãe de 4 filhos, enfermeira, já de uma geração mais velha que eu, mas que tão bem compreende o que é fazer comida para tantos filhos! 
As panelas são maiores, as quantidades são muito diferentes do que para 1 ou 2 filhos e o tipo de comida também tem que ser muito bem pensado. 

Claro que não tem que ser sempre comida de tacho, mas não há duvida que são as melhores comidas para uma família grande. 
Algumas das tachadas que se fazem cá por casa:

- Alhada de cação 
- Massa de atum
- Frango de panela com esparguete
- Feijoada
- Favas com peixe frito (aqui o peixe frito já dá uma trabalheira ...) 
- Saladas frias (de qualquer coisa)
- Arroz de coisas 
- Atum à Brás 

O melhor que temos por cá é que os miúdos comem  de tudo, e digo tudo mesmo. Adoram vegetais, pelam-se por uma boa salada, gostam de sopas, pedem peixe cozido com bróculos ...

No outro dia na escola da Teresa foi salada de peixe com vegetais, vieram-me contar que enquanto todos fizeram caretas e custaram a acabar o prato a Teresa pediu para repetir.  

E chegado a esta família o Zé não tem alternativa senão juntar-se à malta e começar a atacar o tacho. 

Sopa de entulho de feijão.

Coze-se o feijão na panela de pressão. 
Depois de cozido juntam-se as batatas, nabos, abóbora, cenoura, cebola, alho ... tudo cortado aos bocadinhos. 
Deixa-se cozer bem, junta-se azeite, tempera-se de sal (eu tirei a do Zé antes de colocar o sal) e está pronta a servir. 

Todos gostam, todos comem e todos ficam de barriga cheia.