sábado, 27 de junho de 2020

Dia 106 - Chegamos ao fim!

Foram 106 dias!!

Chegamos ao fim do que considero talvez o período mais desafiante da minha vida enquanto mãe! 

Ser mãe de 6 filhos, ter os 6 filhos em casa 24h por dia e ao mesmo tempo ter de ser forçada a virar “professora” de um dia para o outro foi de longe a tarefa mais complicada que já tive!

Nestes dias houve muito de tudo. 
Tarefas por fazer, tarefas que se faziam quase sem darmos conta e birras, muitas birras! 
“EU NÃO SEI ISSO” “EU NÃO QUERO FAZER” ou “NÃO FAÇO” e ainda “NÃO QUERO SABER, NINGUÉM ME OBRIGA” foram coisas que se ouviram quase todos os 106 dias. 
Nestes dias houve também uma mãe muito frustrada por não conseguir fazer o que lhe era pedido (exigido). Garantir que os seus 6 filhos fizessem ensino à distância com regras, rotinas e cumprindo prazos. 

Desde os primeiros dias eu percebi que isto não ia funcionar, na prática, como alguém imaginou na teoria, e não me enganei! Infelizmente.

Nesta casa teve de haver 5 salas de aulas diferentes, mas apenas 1 professora. 
Num quarto o 10º em modo autónomo, noutro a sala do 7º ano com alguns pedidos de ajuda, entre a sala e o meu quarto ficava a sala de aula do 5º ano e do 4º ano a precisarem de acompanhamento quase permanente e pela casa toda, muitas vezes sem a devida atenção, os alunos do pré escolar, logo dois! 

Desde os primeiros dias percebi que nem mesmo com uma pandemia o ensino ia mudar, mudou de presencial para virtual” mas foi SÓ isso. 
Tantas vezes ouvi professores a dizer que está mal, que devia mudar, mas que não se muda porque não há tempo, porque não é oportuno, AGORA tinha sido o momento, a oportunidade ÚNICA e ninguém viu essa janela aberta, focaram-se apenas nas portas fechadas! 

Hoje foi o último dia deste período que me levou a  questionar se é neste ensino que eu quero ver os meus filhos a aprender, se é nesta escola fechada numa caixa que eu quero ver os meus filhos expandirem  seu conhecimento. Questiono e coloco em causa!! 

Foi muito difícil, emocionalmente mas também fisicamente e não escondi isso de ninguém. Chorei muitas vezes com professores ao telefone, chorei ao ler e-mails de professores a apontar as nossas falhas, senti palpitações ao abrir mais uma plataforma de ensino e a tensão disparou em alguns momentos mais complicados, e pergunto: 
Fará sentido? Fará sentido ser a qualquer custo? Que só se tenha a preocupação se há meios informáticos para seguir com o programa, o currículo? 
Os meus filhos mesmo no meio de muita frustração fizeram o melhor que conseguiram e eu … eu sei que tentei fazer tudo que estava ao meu alcance mas ainda assim sinto uma enorme sensação se falha! 
Como e quando iremos recuperar disto, não sei! 

Estamos todos cansados, pais, professores e alunos, todos a precisar de férias, de limpar esta energia para um novo começo, mas é preciso que TODOS façam um balanço sério destes 106 dias e façam ouvir a sua voz. 

Deixo o desafio, a todos os que escrevem textos nas redes sociais sobre o que sentiram e viveram neste dias, façam-nos chegar às direções dos agrupamentos. Aqui é um lugar de partilha mas nada muda se não falarmos no sítio certo! 

E se estão a perguntar se eu já fiz isso, a resposta é SIM, todas as semanas, senão TODOS os dias mesmo, junto de professores e direção dos agrupamentos dos meus filhos.

Agora vamos de férias, com uma espécie de sensação de dever cumprido… 

Começa uma nova contagem! 
#dia0

Boas férias para todos!


Sem comentários:

Enviar um comentário