terça-feira, 19 de agosto de 2014

1ª consulta do bebé

ou não!

O nosso bebé faz hoje 10 dias de vida, na maternidade as mães são aconselhadas a pesarem o bebé todas as semanas (eu disto até discordo, como conselheira em aleitamento materno sei que só aumenta o stress nas mamãs), e a marcar consulta dentro dos primeiros 15 dias do bebé.

No boletim de saúde do bebé aconselham a fazer a primeira consulta do bebé na primeira semana de vida, eu aqui sou mais flexível e para evitar idas ao centro de saúde onde há sempre gente doente paguei a uma enfermeira especialista em obstetrícia que me veio fazer uma visita ao domicilio aos 4 dias e avaliar o bebé e o meu puerpério também.



Hoje com 10 dias de vida, ou seja um meio termo entre a semana e os 15 dias fiz uma investida ao meu centro de saúde mas vim de lá tal e qual como fui!
A sala de espera completamente vazia, as consultas do dia já estavam todas despachadas, ideal para um recém nascido, mas como o senhor enfermeiro está de férias, parece que a balança não "funciona" ... e sem balança não pode haver consulta! Enfim!
Fui então aconselhada a marcar consulta, porque aparecer só não pode ser (mas com um recém nascido que nem registado no centro de saúde está tem que ser aparecendo e não marcando!) a marcar consulta para a próxima 3ª feira.

Quem me manda a mim ter filhos neste país e ainda por cima em Agosto? Realmente ... que irresponsável, eu!

Por mim não há grandes problemas, sou mãe de 5 filhos, tenho a experiência e por acaso tenho várias formações na área da maternidade, sendo uma delas a de Conselheira em Aleitamento Materno ou seja consigo avaliar bem a pega do bebé, as mamadas do bebé, os cocós do bebé e a evolução do bebé, mas pergunto-me eu, e se fosse uma mamã com um primeiro filho e com dificuldades na amamentação? Teria que recorrer a um hospital?

Claro que podemos registar um utente online e marcar consulta online e isso evita que uma recém mãe ande a caminho do centro de saúde para primeiro registar o seu recém nascido e depois marcar a consulta, mas esse serviço online tem esta mensagem quando tentamos fazer alguma destas operações:
(e a manutenção já dura há meses!)

É a saúde que temos neste país, mas que importa isso se hoje é capa de jornal o facto do Tony Carreira estar separado da mulher mas ainda assim ter sido visto com ela no Algarve? Isto sim, importa à nação e temos todos que estar preocupados com este grave acontecimento!


2 comentários:

  1. Compreendo tudo o que diz Ana, mas não seria melhor ter marcado a consulta logo após o nascimento? A sra. estava frágil óbvio, mas um familiar ou simplesmente ter ligado estaria descansada! Acho que uma mãe de 1ª viagem teria ido a Sagres, fica a um pulo e ficava descansada pelo menos com o peso controlado...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Percebo o que diz, mas como é o 5º filho e com os outros 4 o procedimento que fiz foi o mesmo que tentei hoje e sempre foi aceite, não percebi onde mudou o protocolo ...
      Uma mãe de 1ª viagem talvez fosse a Sagres sim, ou à Vila do Bispo, sim, aqui como a questão nem é o peso ... fico-me por casa a mimar o meu bebé!

      Eliminar