domingo, 28 de abril de 2019

Estamos livres!!

Estamos livres de ...

FRALDAS 

As fraldas cá em casa já não são precisas, a Rosita já desfraldou e foi tão tranquilo e rápido!

A Rosita vai para a pré em Setembro e tínhamos pensado fazer o desfralde durante o Verão, mas entretanto ela já ia muitas vezes à sanita cá em casa e na creche também, mas sempre usando fralda.

Há cerca de 1 mês a educadora disse-me que achava que a Rosa estava a dar sinais de estar pronta para desfraldar e como havia outro menino também na mesma situação se nós concordássemos iam começar com ela, isto para evitar que fossem muitos ao mesmo tempo (a sala tem 15 meninos).
Concordei logo já que também eu tinha visto alguns sinais e gostei de não serem todos ao mesmo tempo. .
Tanto a educadora como a auxiliar estavam em sintonia com a nossa maneira de fazer, sem stress, sem castigos e com tempo para os acidentes e correu lindamente!!

Claro que houve alguns acidentes, e ainda acontece um ou outro, 1 x por semana se tanto, mas já nem de noite usa!!
O cocó foi um pouco mais difícil que o xixi, estamos a falar de uns dias mais apenas para perceber que era seguro largar o "presente" sem a fralda, mas agora é onde estiver!!

Quando damos conta está de calças em baixo a fazer sozinha no campo, quem nunca, não é??

Dos acidentes mais caricatos posso contar uma bela manhã, já são sempre tão "boas" as manhãs, eu a despachar-me, a chamar por todos, vistam-se, vão buscar os lanches, mochilas, tudo para a carrinha ... sapatos, lavem os dentes ... e de repente oiço uma voz em choque:

- MÃE!! A Rosa está a fazer cocó em cima do livro do Noddy!! - nem sei quem foi o que gritou!

Sim, logo em cima do livro do Noddy, tirou as calças e ali estava ela, no quarto de pé, em cima do livro do Noddy!!

Pega na Rosa, apanha o presente, lava o rabo, veste novamente e bora para a carrinha que com isto já saímos atrasados!!



E assim aconteceu, um desfralde muito tranquilo e rápido.

Valeu a perspicácia e atenção da educadora ao perceber que a Rosita estava pronta, a nossa disponibilidade, e para isso ter muitos filhos é uma mais valia, há sempre quem a possa levar à casa de banho, e a inteligência da miúda que depressa aprendeu a ir sozinha!!

Não há dúvida que quando eles estão prontos o processo é mesmo natural, já lá vai o tempo que eu não sabia disto e andei que tempos a desfraldar o Tiago, que usei quadros de cromos com o João e fartei-me de limpar xixi do chão com a Julieta, ainda assim a Teresa tinha sido um processo parecido com este da Rosita e o Zé nem se fala, podem ler aqui (e aqui uns meses antes).

Até estranho agora, ao fim de tantos anos (quase 15 anos, apenas com 2 pequenas interrupções) não ter que passar pelo corredor das fraldas no supermercado!


Sem comentários:

Enviar um comentário