quarta-feira, 20 de julho de 2016

Coisas estranhas mas muito úteis para um pós parto mais tranquilo, confortável e limpinho.

Agora quase nas 40 semanas e com tudo o resto mais ou menos pronto, é altura de preparar também a parte prática do pós parto, a parte emocional é sempre uma incógnita já que as hormonas gostam muito de nos vir desassossegar nas primeiras semanas. 

Aqui ficam 3 dicas que funcionam, já usei e vou voltar a usar.


Folhas de couve





Quem já amamentou provavelmente já ouviu este dica, mas nunca é demais lembrar até porque podem aparecer aqui mamãs de primeira viagem. Estas folhas de couve são biológicas e já estão bem acondicionadas no nosso frigorífico. Para que servem? Para o alívio das mamas muito cheias por altura da subida de leite. Têm o formato ideal, estão fresquinhas e picadas com um garfo libertam também o suco que ajuda a acalmar o ingorgitamento. 
Depois de cada mamada, picar a folha de couve com o garfo e colocar na mama, dentro do soutien. Sabe muito bem! 


Cuecas brancas (e grandes)





Quase que parecem as cuecas da avó, mas a verdade é que nos dias a seguir ao parto, com as perdas de sangue e os pensos tamanho xxl,  são do melhor. Já fui do tempo de comprar cuecas descartáveis e desconfortáveis, agora opto por estas, em algodão que ficam ao mesmo preço. Se as sujarem e não quiserem lavar, jogam fora na mesma, se não, dá para lavar e reutilizar. Brancas porque é mais fácil lavar, mas também porque durante o trabalho de parto é melhor usar o branco, para detectar eventuais perdas de sangue ou liquido amniótico com mecónio. 


Preservativos





Calma, não estou já a prever noites escaldantes logo a seguir ao parto. Os preservativos são ideais para encher de água, congelar e estarem prontos a usar para aplicar gelo no perineo Um parto vaginal, mesmo sem epiosotomia e pontos, deixa aquela zona inflamada, e o gelo é o melhor a fazer.
Assim, basta agarrar num preservativo cheio de água congelada, embrulhar numa compressa e colocar na cueca (aquela que parece a da avó) e ficar assim durante alguns minutos. Ui, fresquinho que sabe tão bem.
Para quem tem problemas com hemorroidas também é o ideal.
Dica : estes fui busca-los ao centro de saúde, gratuitos, e já fora de prazo, ou seja, não se estão a desperdiçar.


Sem comentários:

Enviar um comentário