sábado, 29 de março de 2014

Vida e obra da Chica

E quem foi a Chica, perguntam vocês?
(Se é vegetariano talvez seja melhor não ler mais, eu não me importo, desde que volte noutra altura para ler outros posts!)

A Chica foi uma porca, uma porca que viveu uma vida como os porcos deveriam viver. Comeu comida da boa, que é como quem diz restos e milho, foi engordada à moda antiga. Deu umas corridas quando o pai Fura Bolos a soltava, e nem vamos falar da corrida que ela deu tão grande para fora da cerca em que levou mesmo o pai Fura Bolos de rastos uns metros (isso não vou contar, mas que ele chegou com as costas todas esgatanhadas chegou!).
Viveu 9 meses de boa vida, vida de porca, com direito a chafurdar e tudo, mas um dia essa vida tinha que acabar.

A vida da porca Chica tinha um propósito, alimentar a família,e assim chegou a hora dela.

O pai Fura Bolos preparou tudo, pediu ajuda a amigos (muito entendidos na matéria, ou talvez não) e por fim recorreu mesmo a quem sabe e a morte da Chica acabou quase em workshop de desmanche e enchidos!

A dona Almerinda ensinou a lavar as tripas


Enquanto lá dentro os amigos João e Carlos picavam carne para os enchidos. Afinal quem sabe sabe ...




Os miúdos lá foram aproveitavam o sol e brincavam a jogos do "antigamente", saltavam ao elástico.


Veio a noite e muito ainda havia a fazer, mas com boa companhia, leia-se um copito, tudo se faz e tudo se foi fazendo.


O jeito foi-se ganhando e tenho para mim que depois desta mais virão!


O Tiago e a Teresa entretanto, tanto que quiseram ficar, foi até não aguentarem mais e cada um arranjou um canto, uma manta ou um casaco e dormiram ao som das vozes dos amigos que continuavam a tratar das morcelas.




O caldo das morcelas ... ainda havia dúvidas de que iam sair boas, mas depressa se constatou que estes moços foram feitos para isto!


Diferentes picadinhos para diferentes enchidos, tudo receitas perdidas e pedidas a quem sabe e depois com o toque pessoal dos amigos.


























Afinal ficaram boas!



E mais carne


E a técnica estava cada vez melhor!




Foi um fim de semana inteiro de volta da porca Chica. Pode parecer cruel, mas se cada família que come carne engordasse um porco como antigamente, comia-se menos porcaria.

Fora isto foi um fim de semana de convívio, de conversas, de petiscos, de risadas e de aprendizagens.

Hoje, passado uma semana foi dia de encher as chouriças, o Tiago ajudou o pai Fura Bolos e por agora estão estas .  O fumeiro está construído no quintal e amanhã prevê-se que já haja fumo!