quarta-feira, 20 de junho de 2012

Cistus ladanifer

Ora que estranheza é essa? É um nome como outro qualquer!
Quer dizer, os apaixonados para a vida e já separados Djalo e Lucy podem pôr Lyonce Viiktórya e Lyannii Viiktórya (confesso que fiz copy paste de um site porque nunca conseguiria escrever estes nomes sem os estar a ver!) e nós não podíamos ter uma Cistus Ladanifer???
Mas quem é que manda afinal?
Claro que podíamos e tanto podíamos que pudemos!

6 da manhã toca o despertador, tudo a pé, pequenos, médios e grandes, reboliço, veste, come, lava dentes, faz birra, procura sapato, casacos que está frio, e às 7h15 está tudo no carro sentado e excitado! (Ainda assim 1h15 minutos não é mau para acordar e sair de casa com uma família de 6 elementos, pois não? )

Uns adormeceram, outros cantaram, outros riram com a Mixórdia de Temáticas da Comercial , e estrada fora lá fomos.

Ainda não eram 8h30 da manhã e já nós estávamos em frente ao tribunal de Odemira, CALMA, ninguém foi a tribunal nenhum! Era só o ponto de encontro.

Quando de caixa na mão a Fátima veio ter connosco o espanto e alegria tomou conta de nós, lá estava a nossa menina, pequenina, cheia de pintas, focinho mimoso e olhinhos meigos.







Pois que isto do desaparecimento da Beka foi marcante para a família e então o pai Fura Bolos não descansou enquanto não encontrou outra menina pintadinha, não para substituir mas para nos ajudar a superar e manter a esperança de um dia ainda podermos encontrar a nossa Beka.

E tudo de volta ao carro, lugares ocupados, caixa da cachorrinha aos pés, e caminho de volta.

Foi consenso desta vez que o nome estava a cargo da Mãe de Todos para evitar nomes piegas, brejeiros, pirosos e afins. Depois de muito pensar e repensar, olhando a paisagem, pois que mais poderia eu chamar a uma menina alentejana que vai ser criada no Algarve se não Cistus ladanifer?

Pronto, como os miúdos (e nós já agora) custavam a dizer Cistus ladanifer, optamos por usar o nome comum e assim ficou baptizada a nossa Estêva!

ps.: será que o Vasco Palmeirim era moço para fazer uma música para a nossa Cistus ladanifer?

Foto de autoria da Ana
http://olhares.aeiou.pt/galeriasprivadas/browse.php?user_id=106719&p=3


A esteva (Cistus ladanifer) é uma espécie de planta com flores da família Cistaceae. (Nome comum: Esteva; Estêva; Ládano; Lábdano; Roselha; Xara).