domingo, 31 de dezembro de 2017

Lavrar o mar

Sim, só o nome já é muito bom, os espectáculos então nem se fala!!



"LAVRAR O MAR promove, em época baixa, a dinamização das várias localidades da costa vicentina e da Serra de Monchique, através de uma acção eminentemente criativa e artística que dá a descobrir a residentes e turistas uma identidade local que se regenera e que se renova pela mão das artes e dos interlocutores locais." 


Nós temos estamos atentos a este projeto e no mês de Dezembro conseguimos ver 2 espetáculos.

"Vassilissa ou a boneca no bolso" uma história muito gira e tão bem, mas tão bem contada e interpretada.
Foi em Aljezur, num espaço acolhedor e intimista.


A esta peça levamos os 5 mais velhos, já que para a Rosita não era indicada. Todos gostaram, o Zé assistiu ao meu colo sempre com os olhinhos a brilhar e fui-lhe explicando algumas coisas. Muito bom!

Fotos retiradas do site de Lavrar o Mar: Vassilissa@Aljezur|João Mariano|1000olhos


No mesmo fim de semana fomos assistir ao "Pasta & Basta", em Monchique no Parque da Mina e foi EXTRAORDINÁRIO!!

Levámos apenas os 4 mais velhos porque este era um espetáculo longo (3 horas) e muito interactivo, para mais de 6 anos.
É dificil descrever, desde o momento da entrada, até ao fim, foi cheio de surpresas. Fizemos pasta fresca, dançamos, brindámos, comemos a pasta feita por nós, vimos dança ... tão bom!!









Fotos retiradas do site de Lavrar o Mar: Pasta & Basta@Monchique|João Mariano|1000olhos

Se moram no Algarve ou estão a planear uma visita ao Barlavento algarvio, fiquem atentos à programação no site LAVRAR O MAR



Música e animação - Natal 2017

A agitação que é o Natal numa casa de família numerosa começa à mesa, com muita gente, muito bacalhau, muita batata cozida e couves a transbordar da panela, com crianças ansiosas para desembrulhar os presentes e depois com a parte de experimentar os presentes!

Este ano tiveram direito a um set completo de instrumentos de percussão (até foram 2 sets mas o outro só viram no dia seguinte) e assim que estes instrumentos saíram da caixa, foi a loucura! 

O Tiago que recebeu uma coluna para o telemóvel, qual típico teenager, pôs musica e o resto da malta, acompanhou com danças, caretas, saltos e sons, muitos sons! 

Todos participaram, e as gargalhadas foram muitas. 

Qual Carnaval em noite de Natal!



terça-feira, 26 de dezembro de 2017

Um saco de compras - Natal 2017

Nesta casa são logo 6 crianças, e se em casas com 1 ou 2 já costuma haver muitos presentes e papeis para desembrulhar e criar confusão, imaginem isso x 6.

Como cada vez mais quero que eles percebam que os presentes não têm que ser o principal do Natal, tenho reduzido ao máximo os presentes e na noite de Natal abrem apenas 2 ou 3 prendas, vindas da avó e de um ou outro amigo.

Para a manhã do dia 25 guardei as surpresas que fui reunindo para cada um, e em vez de uma data de embrulhos (imaginem o tempo e o gasto de papel), comprei 6 sacos reutilizáveis dos mais pequenos (de um supermercado) e coloquei lá dentro tudo para cada um.

À porta de manhã foi este o cenário que encontraram, a cenoura que a rena comeu, e os sacos!




Para cada um fiz uma moldura com uma colagem de fotos de cada um, ou seja em que cada um é o "ator" principal, fotos antigas daquelas mais casuais que normalmente nunca se colocam nas paredes mas que são as que mais memórias trazem.

Depois tinham uma mantinha fofinha, daquelas para estar no sofá, TODAS de cores diferentes para não haver brigas do tipo "essa é minha!" "não, não essa era a minha!".

Para a dupla mais velha, Tiago e Teresa, um livro juvenil, "Tattoo" da Margarida Marinho que achei ter um tema interessante.

Para a dupla do meio, João e Julieta, o livro da minha amiga Vânia Beliz, "A viagem de Peludim" sobre sexualidade, a Julieta já quase o devorou!

Para a dupla pequenina, Zé e Rosa, uns instrumentos musicais de percussão, xilofone, maracas, ferrinhos ...

Para os 4 mais velhos, ou seja para a família, um jogo muito divertido, comprado no Até à Lua a conselho da Joana porque tenho a sorte de estar perto da loja, mas podem também ver e comprar online.

Assim se passou mais um Natal, ou seja a parte das prendas.

(Os sacos agora vão para a despensa e servem para as compras!)


sábado, 23 de dezembro de 2017

Broas - Natal 2017

"Vai ser um Natal docinho mas sem açúcar" - Teresa Custódio, 10 anos

Foi assim que a Teresa se referiu aos doces que queremos colocar na mesa neste Natal.

A Teresa foi para a cozinha e inspirou-se na receita de uma revista, para fazer umas bolachas de aveia e gengibre, que para adoçar levaram apenas mel.  Ficaram muito boas, estaladiças e com um travo picante a gengibre. Pena que a ultima fornada se tenha queimado toda por falta de atenção ao forno.

Eu abri o blog Mamã Paleo e com a receita das broas tipo castelar em mente, recriei com outras farinhas a receita. Ficaram boas mas ainda há que aperfeiçoar. Faltou o vinho do porto que não tinha e talvez não usar a farinha de mandioca e apenas a de coco e polvilho doce.
Para adoçar levaram apenas um pouco de mel, já que a batata doce já é doce.

Estas foram as primeiras, não estão más para começar.

À entrada para o forno:



À saída do forno:



Já cheira a Natal cá em casa, e este ano é sem açúcar!

sexta-feira, 22 de dezembro de 2017

A caixa dos bombons - Natal 2017

Hoje ofereceram-nos uma daquelas caixas de bombons, grande, de uma conhecida marca (caixa em roxo, sabem?) cheia de bombons embrulhados em papelinhos coloridos e brilhantes.

- Vá lá, cada um pode comer um agora depois do almoço. - disse eu perante os olhares deles para a caixa.

O João foi o primeiro a meter lá a mão e em vez de tirar um, andava a vasculhar aquilo tudo e sai-se com um:
- Então, onde é que estão as instruções?

Ah ah ah, leia-se, aquele papel que normalmente vem dentro das caixas a dizer que tipo de bombom é cada um!
(Azar, esta caixa não traz, por isso viva a surpresa!)

terça-feira, 19 de dezembro de 2017

Uma árvore de ...?

- Oh mãe, anda cá ver o que o pai tem na despensa!  - diz-me o Zé uma tarde destas

Fui guiada por ele até à cozinha e depois até à despensa.

- Vês mãe? O pai tem uma árvore de cebolas na despensa!


Uma réstia feita pelo pai Fura Bolos com as cebolas da horta de um amigo. 
Ainda me lembro de ver o meu avô fazer isto às cebolas, mas acho que nunca lhe chamei árvore!

Comentários no blog

Reparei hoje, e só hoje, que deixei de ser avisada quando tenho comentários pendentes no blog!! Desde Junho que tinha alguns comentários para serem aprovados e publicados, só agora o fiz, peço desculpa a todos os que comentaram os posts não foi por mal que não publiquei e respondi a cada um. 

Vou tentar perceber o que se passou e de qualquer modo agora sei que tenho que ir controlando se há ou não comentários novos. 

Obrigada a todos por visitarem o blog e lerem o que aqui vou contando. 

domingo, 17 de dezembro de 2017

Não são as paredes que fazem uma escola

Não são as paredes que fazem uma escola!

Quantas escolas há no país e no mundo sem condições, com falta de salas, com falta de equipamentos, mas com pessoas que conseguem transformar essas condições (ou falta delas) em escola, em ensino e acima de tudo em entrega? 

Não tenho dúvidas que são as pessoas que transformam a escola em algo mais que apenas escola. Professores, auxiliares, pais, encarregados de educação, comunidade local, todos devem fazer parte da escola, todos devem ser chamados a participar na vida escolar das nossas crianças, só assim eles crescem a saber que "É preciso uma aldeia para criar uma criança"  e a saber que temos que viver em comunidade para sermos mais felizes. 

O Projeto Educativo do agrupamento de escolas de Vila do Bispo, contempla e bem este principio.  

INTERAÇÃO ESCOLA-COMUNIDADE 
promovendo 
"momentos de convívio entre TODA a comunidade educativa". 


Como mãe, de 3 meninos alunos do Centro Educativo multisserviços e comunitário de Budens fico triste em perceber que com condições extraordinárias que têm, estejam a perder em vontade humana. 
Os meninos deste estabelecimento de ensino têm muitas coisas novas, mas perderam muitas coisas também!

Perderam as festas, seja de fim de ano seja de Natal, e não é por falta de condições. 
O GRANDE salão de festas, com palco e tudo está lá, pronto a receber qualquer festa, e bem porque deve ser isso mesmo, para qualquer festa da comunidade, mas infelizmente deixou ser para os meninos que lá passam os dias. 

Aquele palco, todo equipado, deixou de receber meninos em teatrinhos bem ou mal ensaiados, mas sempre com tanta graça. Deixou de receber um coro desafinado de crianças mas de caras alegres e envergonhadas.  Deixou de acolher uma banda de ferrinhos, maracas e xilofones, onde cada um toca em sua nota, mas que juntos parece até música. Deixou de receber os muitos pais que até têm algum jeito e vontade para no meio de gargalhadas e cábulas apresentarem uma qualquer história infantil. Deixou de dar os parabéns aos meninos que saem para um novo nível de ensino e de lhes desejar boa sorte, entre sorrisos nervosos próprios de um fim de ciclo. 

Aquele salão, espaçoso, deixou de acolher os pais, avós e amigos dos meninos. Deixou de ser espaço de convívio entre todos. Deixou de receber os bolos e doces que todos faziam com carinho como partilha e agradecimento de mais um período de ensino terminado.

Concordo com passeios e visitas de estudo que de outra forma muitos meninos não teriam oportunidade de fazer, mas isso não substitui outras actividades.

Cada vez mais ouvimos falar em chamar os pais para a escola, em incluir em vez de excluir, mas assim não vamos lá, quando não se passa do portão fica mais difícil para todos.

sábado, 9 de dezembro de 2017

Não é fácil ter uma irmã pequenina!

Zé a choramingar e zangado porque a Rosita lhe está a estragar a construção de legos:

- Oh Rosita para! Tás a fazei de pósito! (Estás a fazer de propósito)

Zé 3 anos, Rosita 16 meses, tão bom!

segunda-feira, 4 de dezembro de 2017

3 x 8 são 24 deliciosas panquecas!

Isto se formos os 8 a tomar o pequeno almoço e se todos comerem 3 panquecas. 

Pois é, mas a verdade é que quantidade para nós já não é o problema, mesmo quando se trata de fazer muitas panquecas para um só pequeno almoço. 
Estas foram feitas pelo pai Fura Bolos, não sei a receita, sei que tinham sementes, frutos secos (amêndoas e nozes), passas, polvilho doce e ovos, e estavam deliciosas. 

Assim no prato, com iogurte grego, bagos de romã e um fio de mel,acompanhadas de um café eram um pequeno almoço digno de um dia especial, e hoje era apenas mais uma segunda feira. 

Assim vamos, testando e provando novas alternativas ao típico pão com manteiga ao pequeno almoço, e o melhor de tudo, é que estamos a conseguir encontrar mesmo outros pequenos almoços deliciosos. 



Se tenho saudades de pão com manteiga? MUITAS, hoje foi dos dias em que mais senti essa saudade, mas não cedi e o dia já passou. 

Esta viagem começou há 4 dias, e para já tivemos apenas um contratempo (delicioso por sinal numa peça de teatro Pasta e Basta) e sem culpa nenhuma. 

sexta-feira, 24 de novembro de 2017

Hoje é dia de festa!

Para a linda Julieta.
Hoje fez 7 anos que a nossa querida menina nasceu, é linda, está a crescer muito muito forte (em personalidade e fisicamente) e continua esticadinha, como ela própria diz!

Hoje teve direito a um bolo lindo, feito pelo pai Fura Bolos, cenoura com cobertura de chocolate e decorado com framboesas, cantou os parabéns na escola com os amiguinhos e estava muito feliz.




Mais um ano, que tenhas um ano feliz e em grande!

segunda-feira, 20 de novembro de 2017

O meu filho é um cromo!

Quantas vezes eu já disse isto?
Quase todos os dias por coisas que ele diz, ou por conversas que temos, ou por situações na escola ... enfim, chamar-lhe cromo era uma maneira carinhosa de lhe chamar ... mas nunca mais será o mesmo, a partir de hoje!!

Agora o meu filho é mesmo um cromo da PANINI!!!

Sim, desses mesmo, dos cromos da Panini, aqueles que preencheram a nossa infância e continuam a preencher a infância dos nossos filhos, daqueles difíceis de encontrar e daqueles que tínhamos repetidos aos montes, daqueles que levávamos para a escola para trocar e daquelas saquetas que comprávamos com uns trocos que conseguíamos poupar no lanche da escola.

O Tiago é O CROMO, o nº41, da super caderneta que saiu hoje para as bancas com os miúdos espectaculares que se aventuraram e desafiaram no concurso Masterchef Junior.





São 18 cromos, leia-se miúdos, giros e divertidos, que sabem umas coisas de tachos e panelas, mas que acima de tudo se conheceram numa experiência que se transformou numa lição de vida.

São 18 crianças que se conheceram por terem em comum o gosto da cozinha e que se tornaram amigos. Agora é giro vê-los todos juntos numa caderneta onde para além das fotos divertidas podem também ver receitas originais e comentários sobre alimentos. São 108 cromos para coleccionar e aprender.



Inspira outros miúdos a ganharem o gosto pela arte da culinária e pais para que deixem que os seus filhotes (mesmo que pequenos) vão para a cozinha.
Uma caderneta mesmo gira!

E já sabem, se encontrarem o cromo 41 e o quiserem autografado o cromo cá de casa está disponível.

terça-feira, 14 de novembro de 2017

Masterchef Junior - estreia!

Pois é, já começaram os spots publicitários, os artigos nas revistas e os posts no facebook do Manuel Luis Goucha ...

No domingo temos a estreia do Masterchef Junior e vamos ver uma cara conhecida! Será que foi longe?

Neste video já podem ver como foi divertido para os miúdos, uma experiência para a vida, sem dúvida!



segunda-feira, 13 de novembro de 2017

Paleo - lá vamos nós numa nova viagem!

Há muito tempo que oiço e conheço pessoas a seguirem este tipo de alimentação, ou dieta alimentar, ou estilo de vida, e há muito tempo que vejo que tem muitos benefícios, mas depois falta o resto!

Qualquer viagem implica uma preparação, seja fazer as malas, preparar o carro, ver os mapas, comprar bilhetes ... e se for uma família como a nossa, 8 elementos, exige mesmo muita preparação.

Esta viagem não é diferente,
Decidimos viajar, para o tempo das "cavernas" e agora é preciso planear esta viagem que é como quem diz, estudar, ler, limpar a despensa, refazer a lista de compras, experimentar receitas, testar sabores, e o mais difícil de tudo MUDAR HÁBITOS!

O pai Fura Bolos e o Tiago como são os cozinheiros criativos cá de casa estão a ler o livro Paleo XXI. O pai anda a experimentar receitas de pão, isto porque é uma das coisas de que vamos sentir falta. Eu ando mais a ver de opções de comida de tacho para muitos e de como saciar 8 bocas.

Explicámos aos miúdos o que é, para que serve e o que vamos mudar. Eles ficaram entusiasmados, mas sei que vão precisar de tempo e de fazer "asneiras" quase todos os dias.

Porque é que queremos mudar?
O pai Fura Bolos precisa urgentemente de perder peso para ganhar saúde. Já comprou uma bicicleta (logo venho cá escrever sobre isso) e está decidido a perder muitos quilos que acumulou desnecessariamente ao longo dos últimos 15 anos.
A Mãe de Todos gostava de perder mais 3 ou 4 que tem ainda a sobrar e ter mais vitalidade e energia.
Os miúdos estão em crescimento, precisam de comer bem, saudável e se mudarem agora de hábitos será mais fácil do que na vida adulta (como nós tão bem sabemos).

Então vamos lá!

Os "bilhetes" estão comprados, com data de partida para dia 1 de Dezembro, sem regresso, porque esperamos ir para um "lugar" melhor, a nível de saúde e bem estar físico e emocional, de onde não vai apetecer sair.

Compromisso assumido, cá em casa e aqui, perante quem nos lê.

sexta-feira, 10 de novembro de 2017

"Leva-me contigo" - colo para todos os bebés

Há umas semanas a Mónica da Leva-me contigo enviou-me uma mochila para experimentarmos com o Zé. Sim porque os bebés grandes, ou já pouco bebés, também gostam de colo ou também pedem colo quando menos esperamos e é sempre bom ter uma opção para os carregar confortavelmente.

Nós experimentámos e gostamos. A mochila é muito fácil de usar, tanto à frente como atrás, é macia e muito confortável para quem carrega e para o bebé.

O Zé tem quase 3 anos e meio e pesa 16kg.

Aqui no fim de um almoço num restaurante, o Zé cansado e com sono e o colinho tão bom.



Num passeio à Fortaleza de Sagres o pai Fura Bolos pôde andar com o Zé às costas em segurança e sem ter os braços ocupados.




Seja um passeio grande, uma ida ao supermercado ou um simples colinho por uns minutos, esta mochila pode ser a solução para o bebé grande aí de casa.

Porque até os bebés grandes gostam de colo!

Este e outros modelos na loja Leva-me contigo

domingo, 5 de novembro de 2017

Um quase desporto olímpico!

Há uma espécie de desporto, quase modalidade olímpica, praticada por muita gente aqui destas bandas, vejam lá se adivinham qual é?

Falo de uma modalidade que já ganhou bastantes adeptos por aqui, mas que de tão mau praticantes que são, nenhum consegue ganhar medalhas ... nenhum, salvo seja, que o pai Fura Bolos é campeão e das vezes que foi à competição, tirando os treinos, claro, ganhou sempre!!

Já lá vão 6 medalhas de ouro e como a idade (e não a falta de forma) já não permite ser desportista de alta competição, fica-se agora por campeonatos privados.

Sim, é isso mesmo!! Engravidar a Ana , é já quase um desporto por aqui, isto a avaliar pela quantidade de gente que volta e meia me "engravida" e durante uns tempos, mantêm-se praticantes assíduos. Depois devem perceber que não basta falar para engravidar alguém e descansam ... por mais alguns meses.

Pois é minha gente, é preciso muito mais que simples palavras para engravidar alguém, lamento desiludir os mais ferranhos desta prática, mas da minha fertilidade sei eu, e já agora o pai Fura Bolos!

Podem de qualquer modo começar a praticar, à séria, tipo mesmo isso que estão a pensar, com os vossos companheiros, claro, e pode ser que cheguem a campeões olímpicos.

Boa sorte a todos, que a malta quer é medalhas de ouro aqui para a aldeia!

PS: Temos que tirar o chapéu a um campeão que há uns anos ganhou por estas bandas algumas 15 medalhas, se não me falha a informação que me deram.

sábado, 4 de novembro de 2017

Os sapatos da Rosita!

Estávamos em Julho quando eu pensei que gostava de ter uns sapatos feitos à mão para a Rosita.

Ela ainda estava longe de andar, e eu até nem gosto de calçar os miúdos antes de ser mesmo necessário, o Zé andou a pé descalço muito tempo, mas vi estes sapatinhos e quis uns para ela.

A Sina faz cada par à mão, quase por medida, com materiais biológicos e seguros para os mais pequenos. Cada par é único, porque mesmo com moldes, já se sabe que nunca ficam iguais!

Agora a Rosa já anda, ah sim, não vos tinha dito ainda, pois não? E anda muito bem com o seu par de sapatos, super macios e confortáveis.


O desequilíbrio é do vento e não dos sapatos!





Podem encontrar estes e outros modelos na página Sewn Love (Handmadebysina)


Masterchef Junior

Vai estrear no dia 19 de Novembro o Masterchef Junior. Quem segue aqui o nosso cantinho sabe que temos cá em casa miudagem boa na cozinha, será que algum deles tem uma colher de pau destas?


Será que no meio de tantas cabeças há alguma conhecida?


Fiquem atentos à TVI porque em breve vão saber tudo!!

sexta-feira, 3 de novembro de 2017

Vamos falar de sexologia com os mais pequenos?

Uma proposta da Amamenta Algarve e da Vânia Beliz. Um workshop para famílias ou educadores que queiram estar preparados para aquelas perguntas difíceis dos mais pequenos.



Mais informação e inscrições aqui

quarta-feira, 25 de outubro de 2017

Aprender a dizer que não!

Tão importante como dizer que sim, é o saber quando dizer que não, e eu nem sempre consigo isso e  um sim que devia ser um não transformou-se numa grande desilusão para alguém. 

Há uns meses, no inicio do Verão pediram-me para fazer um Mimalho, lembram-se, aqueles meus queridos bonecos de pano feitos à imagem de desenhos de crianças? Pois é, este seria mais um Mimalho, um pedido especial, como todos o são, porque os Mimalhos são únicos e especiais, e eu não fui capaz de dizer "não", mesmo sabendo que seria difícil. 

Quis dizer que sim, acertei tudo para que o Mimalho fosse feito depois das férias, quando teria mais disponibilidade física para o fazer, mas esqueci-me que um Mimalho quer muito mais que disponibilidade física. Esqueci-me da disponibilidade emocional e da energia que é preciso para olhar para o desenho pela primeira vez, com o respeito que merece, e daí criar um boneco, um Mimalho! 

Tive tantas oportunidades de dizer que não, e nem sei bem porquê, fui prolongando o meu sim. Agora cheguei ao ponto em que o meu sim magoou quem confiou em mim para executar este presente especial e assim desiludi esta pessoa, que apesar de querer muito o Mimalho, também me deu muitos sinais de que compreenderia se eu não o pudesse fazer. 

Tinha sido tão mais correto ter aceite que desta vez um não era mais acertado que um sim, e assim evitado esta situação, mas todos nós já passamos por situações assim em que fazemos tudo errado!

A minha energia está neste momento muito mais focada noutros projectos, a máquina de costura esteve tanto tempo parada que fui dar com ela avariada, a minha bancada está desarrumada e os tecidos mal organizados, e isto tudo deveria ter sido suficiente para eu saber que tinha que dizer que não. 

O desenho é lindo, tem uma energia linda, e eu não soube respeita-lo. 

Tenho muita pena que neste pedido, eu tenha falhado, não por não ter feito o Mimalho, mas por não ter dito que "não" logo no inicio. 

Daqui tiro muitos ensinamentos mas o principal é sem dúvida "a importância de saber dizer que não" 

quinta-feira, 12 de outubro de 2017

Que grande susto!

Tenho muitas coisas giras e boas para vos contar mas entretanto também apanhei um grande susto!

Em 22 anos de carta de condução nunca tinha tido um acidente, nem grande nem pequeno, mas no domingo passado passei por essa má experiência!

Distracção minha, condução apressada, pensamentos fora do carro, não sei mais ... e não vi um stop, nem me apercebi que estava a chegar a um cruzamento ... nada, até ver um carro vir direito a mim!

A seguir foi o barulho, o pião e o bater num poste até ficar parada!
Quando sai do carro, apesar de nervosa estava estranhamente calma e com os dois pés bem firmes no chão, agradeci! Agradeci estar de pé, agradeci os meus 6 filhotes estarem em segurança em casa e agradeci os ocupantes do outro carro estarem também bem.

Que grande susto, ainda vem de vez em quando à cabeça, e naquele domingo de calor agradeci estar bem! (também prometi sair de casa com mais tempo e não trabalhar aos domingos!)

segunda-feira, 25 de setembro de 2017

Destrói este diário

Como é que eu nunca tinha ouvido falar disto??

Pois é, se calhar porque NÃO andava na Lua, agora que vou Até à Lua de vez em quando, nada destas coisas giras me escapa!

A Teresa ganhou no aniversário um cheque presente do Até à Lua e uma destas tardes fomos lá, só eu e ela, ah e a Rosita, para encontrar o presente ideal.
Aviso já que escolher presentes nesta loja é extremamente difícil!

A Teresa foi passeando pelas prateleiras dos livros, estava decidida que era um livro que queria, eu desafiei-a a encontrar um livro que fosse mais que um "simples" livro de histórias, e nisto tropecei no caixote que a Joana tinha acabado de receber.

"Destrói este diário" estava logo em cima e eu que tinha acabado de ver no facebook que ia começar um desafio em cadeia com este livro, coisa de youtubers, que para mim que sou cota mas mãe de adolescentes é coisa ainda a interiorizar, mas que neste caso até achei que tinha a sua piada. Para quem gosta destes desafios pode ver aqui como participar.




Folheamos e não demorou muito à Teresa dar umas quantas risadas e fazer algumas caras de espanto por ler num livro coisas como "Mastiga esta página, mas atenção, não engulas" ou "Parte a lombada deste livro" Oh mãe, mas eu não vou fazer isto!!

Trouxemos o livro e na manhã seguinte enquanto eu bebi um café descansada, porque só levei 2 comigo, a Teresa e o Zé, eles andaram à procura de insectos mortos ... para colar no diário!






QUE NOJO!!! Foi a reacção dos manos quando a Teresa mostrou a página!

Destruição criativa, li a introdução do livro e gostei, acho mesmo que todos devíamos ter um livro destes ... para aqueles momentos de grand ... CRIATIVIDADE!!

sábado, 23 de setembro de 2017

Listas

Ir às compras com 4 listas de material! Epá!!! 

Check, check check! 

Fiz o grosso das compras de material (livros e material básico) pela internet e com direito a 15% de desconto para famílias numerosas, na Firmo, mas ainda assim quando chegaram as listas específicas de cada um tive que ganhar coragem e ir ao supermercado. 
Felizmente a loucura já passou, as prateleiras de material escolar já voltaram ao tamanho normal e à sexta feira ao fim da tarde está mais malta a querer comprar jantar do que material escolar. 

Está quase, o Setembro está quase a passar ...




Eles são 6 e comigo 7!!

Foi o que senti na véspera do primeiro dia de aulas.

Sabem aquela excitação própria do primeiro dia, a roupa, as dúvidas, o telemóvel, os cadernos, o lanche, as conversas, as questões, os choros, os medos, a fome ... sabem isso tudo? Pois é, isso vezes 6 + 1 (eu!) em 6 + 1 idades diferentes.

Estava a mexer uma panela de "one pot pasta" , porque num fim de dia como aquele só dava mesmo para ir por aí, e à minha volta, pela casa havia uma excitação geral, com tudo o que isso representa.
A Rosita tinha fome e já estava a choramingar na cadeira da papa, o Zé estava cansado do 1º dia dele na pré e queria atenção, a Teresa estava muito ansiosa porque começar o 2º ciclo é mesmo assim, o Tiago estava na onda de adolescente com as questões do costume e o João e a Julieta numa de excitação/confusão própria dos seus 8 e 6 anos !!

E eu mexia a massa!

Admito que respirei fundo umas quantas vezes e também me congratulei por ter aguentado sem gritar (bem melhor que nos últimos dias de férias em que o cansaço já estava a tomar conta de mim)!

Está quase, o Setembro está quase a passar ...

quarta-feira, 13 de setembro de 2017

O recomeço ou ... o começo!

Às 7h30 da manhã o Zé olhou para mim e disse "hoje vou à escola e vou-me divertir!".
Boa Zé é esse o espírito!

Não se calou um bocadinho, estava eufórico, escolheu a roupa, vestiu-se sozinho, verificou tudo na mochila, tomou o pequeno almoço e, às 8h30 já só queria estar de mochila às costas à porta de casa!!
Eram 9h quando subimos a rua a pé para o levar à escola.
Hoje foi o único cá de casa a começar, mas nem falámos nisso para não estragarmos o dia dele!

Entramos todos, 7 pessoas para levar 1 à escola, mas o que é facto é que ele se despediu de todos, pendurou a mochila, disse que queria ir brincar para a casinha e foi lá que agarrado a um telefone a "fazer chamadas" me deu um beijinho e disse até logo!
Pronto, e foi assim, ao 5º filho mais uma entrada pacífica no jardim de infância, onde eles se sentem em casa e eu sinto TOTAL confiança em os deixar!




Mas o dia de regressos e inícios não estava acabado por aqui. Às 10 horas era a apresentação da Teresa no 5º ano!
O ritual que fiz com o Tiago há 4 anos, repeti-o agora com a Teresa. Fomos as duas sozinhas de autocarro, simbolizando a 1ª viagem para o que vai ser o dia a dia dela nesta nova etapa.
Entretanto o pai Fura Bolos levou na carrinha os outros todos e encontramo-nos à porta da escola.
O Tiago reencontrou amigos por lá e lá ficou, e nós seguimos para a apresentação. A Rosita às costas do pai e o João e a Julieta a apoiarem a Teresa.
Foi tudo muito bem explicado, depois tratamos de todas as questões práticas como marcar almoços e carregar o cartão com dinheiro para lanches e era hora de vir embora.

Amanhã já é a sério.


Sobrevivemos ao dia de apresentações, amanhã temos o primeiro dia a sério!

São 6 filhos, 5 deles em 4 ciclos diferentes de ensino!! UFA!! 

Dez anos de Teresa!

A Teresa hoje começou assim o dia, na paragem do autocarro com um sorriso! 

Hoje fez 10 anos, a Teresa, JÁ fez 10 anos e para ser um dia ainda mais marcante e especial, começou hoje mais uma grande etapa de vida, o 2º ciclo!

Esta manhã foi assim, com um sorriso e o sol a bater-lhe na cara que esperamos na paragem pelo autocarro, para fazermos a viagem que ela fará todos os dias nos próximos 5 anos! Só eu e ela, 10 km de viagem, entre conversas e silêncios, entre olhares nervosos e sorrisos. 

A nossa Teresa já tem 10 anos, e passaram a correr! Que sejas sempre feliz minha filhota, que continues a dar as tuas gargalhadas contagiantes, és um amor de menina (ainda que às vezes pareças um furacão!).







sábado, 9 de setembro de 2017

Questionar para mudar

Irrita-me profundamente quando questionamos alguém sobre um protocolo e a resposta é " mas é assim que tem que fazer" ou "sim, mas é assim" ou ainda melhor (pior) "porque é assim!" .

Minha gente gira e menos gira que trabalha atrás de balcões, secretárias ou mesinhas de um qualquer serviço publico (ou até mesmo privado, mas nestes como pagamos a coisa pia mais fino), quando alguém questiona um protocolo NÃO está a por em causa a qualidade do seu trabalho mas sim a eficácia e qualidade do protocolo em si.

Só questionando conseguimos compreender e mudar (quando necessário) algo que está mal ou menos bem.

Vamos lá!
Gente gira atrás de balcões, sejam mais abertos e menos defensivos, ninguém vos quer atacar, normalmente queremos só respostas construtivas e esclarecedoras em vez de uns "porque é assim" .

(E mudou, o protocolo que questionei, mudou!)

Paraíso Jardim

Scroll down for English

Que jantar agradável que tivemos uma noite destas. 
O pai Fura Bolos e o nosso mini Chef Tiago foram convidados a confeccionar e servir um jantar para um grupo de amigos, e eu e o resto dos miúdos fomos convidados a sentar à mesa e desfrutar. 

A Kathy Reid é nossa amiga há já uns anos e a proprietária dos apartamentos Paraíso Jardim e convidou-nos a passar a noite num dos seus apartamentos, o maior por sinal, porque somos muitos, e foi muito bom. 

Os miúdos ficaram muito satisfeitos com o convite e eu também, poder jantar calmamente e não ter que enfrentar o "vamos embora" depois da festa foi perfeito. 

O jantar estava delicioso, um menu cheio de sabor e criatividade, cheiros, aromas, texturas, tudo perfeito. 



Caldeirada em fogo de lenha, estava deliciosa! Um dos 3 pratos principais!


Uma noite cheia de brilho.



E a manhã que os miúdos adoraram. Piscina até mais não. Mergulhos, salpicos, algumas discussões, muito barulho (sorte de estarmos sozinhos na piscina) e algum descanso, para o pai!







Este jardim é mesmo um paraíso!! Adoro esta árvore, e a Rosita também gostou da sua sombra para dormir uma sesta!


What a great meal we had last week.
Paulo and our mini Chef Tiago were invited do cook and serve dinner to a group of friends and me and the kids were invited to sit an enjoy. 

Kathy Reid has been our friend for a few years, is the owner of  Paraíso Jardim apartments and invited us to spend the night in one of her apartments, the biggest of all as we are many.

The kids were very pleased with the invitation and me too, being able to have dinner quietly and not having to face the "let's go" mood after the party was perfect.

Dinner was delicious, a menu full of flavor and creativity, smells, scents, textures, everything perfect.



Mais informações e reservas (more information and reservations) aqui