terça-feira, 6 de março de 2018

Sala de Snoezelen

Sabe o que é uma sala de Snoezelen?

Pois eu só fiquei a saber o que é porque tive a sorte de conhecer a Andreia Pereiro, terapeuta ocupacional durante a minha formação de formadores. Quando acabámos a formação a Andreia lançou-se num novo projecto, a Alenterapia, em Ferreiras do Alentejo e está agora a inaugurar a nova sala de Snoezelen.

"A sala de snoezelen é uma sala multissensorial que tem como objetivo a estimulação sensorial e/ou a diminuição dos níveis de ansiedade e de tensão. O ambiente proporciona conforto e segurança, através do uso de estímulos controlados, oferecendo uma quantidade de estímulos sensoriais que podem ser usadas de forma individual ou combinada dos efeitos da música, sons, luzes, aromas e estimulação táctil. Promovendo o auto- controlo, autonomia, descoberta e exploração, bem como efeitos terapêuticos e pedagógicos."

Está linda e muito bem equipada, e olhando para esta sala eu diria que era capaz de ser ali trancada durante umas 8 horas e DORMIR e desfrutar daquele espetáculo de luzes e silêncio!!

"O ambiente multissensorial permite estimular os sentidos primários tais como o toque, o paladar, a visão, o som, o cheiro, sem existir necessidade de recorrer às capacidades intelectuais mas sim às capacidades sensoriais."

"Sem necessidade de recorrer às capacidades intelectuais" isto soa-me tão bem ... Devia ser terapia obrigatória para todas as mães e comparticipada pelos serviços de saúde (mental)!

Por enquanto como isto ainda não é assim, podem experimentar durante 20 min com os vossos filhos, gratuitamente, no dia 17 de Março na inauguração oficial da sala. 

Mais informação no blog Alenterapia

Contactem a Alenterapia se estão interessados. 

Sem comentários:

Enviar um comentário