Estamos a uns quantos dias do inicio do novo ano lectivo e por isso há que ir preparando ou comprando o material necessário.
As mochilas cá de casa foram hoje a lavar, este ano vão usar as mesmas do ano passado ... e do outro ano e do outro ...
Tirando a Julieta que este ano vai iniciar o ensino básico e por isso vai ter que comprar uma mochila nova, todos os outros vão usar as mochilas que já têm, e isso como se faz? Como se consegue?
Há tempos uma mãe dizia-me que o filho só no primeiro ano tinha tido 2 mochilas e para o 2º ano já tinha que comprar outra, ora isto não é problema se a questão for o muito uso e por isso o desgaste, mas quando é pela bonecada?
Cá em casa fazemos assim, no 1º ano do ensino básico podem escolher e comprar uma mochila, mas o truque é não se deixar levar pelas modas e ondas dos bonecos, que no ano a seguir, ou até mesmo no próximo mês, deixam de estar na moda e depois a criança já não quer.
A Teresa tem a sua mochila castanha com flores fushia desde o 1º ano, já vai para o 4º, e já me disse que gosta tanto dela que quer leva-la para o 5º ano também.
O João tem a sua mochila preta com estrelas em azuis desde o 1º ano e vai agora para o 2º ano com a mesma mochila carregada de vontade de aprender.
A Julieta vai comprar a dela daqui a dias, e será dentro da mesma linha, ou flores, ou corações ou padrões geométricos, coloridos é claro, ao gosto dela sem dúvida, mas que agrade pelo menos por 4 anos.
O Tiago tem a dele desde o 5º ano e está pronta para o 7º.
Dica importante, a cor! Se forem muito claras andam sempre sujas porque já sabemos que as mochilas não têm vida fácil nas mãos dos miúdos. Assim sendo tenho conseguido que eles encontrem mochilas giras e com padrões alegres mas em fundos escuros.
Outra questão é o preço, não escolhemos das mais caras, porque não temos orçamento para isso, mas também porque não queremos ficar zangados se por acaso algum acidente acontecer à mochila antes do tempo de vida esperado para ela. Tem é que ser funcional, de bom tamanho e com alças confortáveis.
Estas são as nossas estratégias e dicas.
Cá em casa tb foi assim. Até os cadernos que não tinham sido acabados, transitavam para o ano a seguir!
ResponderEliminar