sexta-feira, 22 de agosto de 2014

Presentes úteis

Hoje tive uma agradável surpresa!
Bateram-me à porta, a uma hora em que não esperava ninguém e quando abri era uma amiga que vinha em missão secreta, como ela disse!

Quando estava grávida do João, em 2008/2009, conheci na internet um grupo de mulheres também elas todas grávidas e todas com data prevista para o mesmo mês de Julho, desde aí que sempre temos mantido contacto, muito contacto e apesar de algumas continuar sem conhecer pessoalmente, somos todas muito próximas.

Temos tido mais filhos, temos vivido momentos bons e menos bons e o grupo mantém-se, todas diferentes umas das outras, cada uma com vidas diferentes, cada qual com ideias e ideais diferentes, mas sempre com um grande respeito entre todas o que faz do grupo um grupo especial.

Hoje quando bateram à porta e abri vi uma destas amigas! Surpresa! Trazia então presentes para o José e lembranças também para os outros 4!

Fartei-me de rir ao vê-la abrir o porta bagagens e começar a descarregar, sim descarregar é mesmo o termo!





Olha que boa lembrança, um grupo de amigas que se junta e compra para o recém nascido um bom stock de fraldas, toalhitas e produtos de higiene! Assim é que é amigas!

É sempre giro receber roupas novas para o bebé, e já recebemos algumas e gostámos, não quero com este texto desfazer esses presentes, nada disso. Todos os presentes para nós têm muito significado e são sempre úteis, mas este sem dúvida valeu pela originalidade, ou pelo menos pela mudança de mentalidades.






Mas engraçado que com este 5º bebé temos visto isso mesmo, este já é o 4º presente que o bebé recebe que inclui fraldas e toalhitas!
Bem pensado malta, porque com 5 filhos a roupa mais ou menos já anda por aqui ... vá que é sempre bom receber umas pecinhas novas e catitas ... de colecções mais actuais mas a bem dizer o miúdo não se importa de andar com os fatinhos que eram do Tiago que nasceu há 10 anos ou do João de há 5 anos!

Agora já sabem quando uma amiga tiver um bebé e acharem difícil comprar um presente porque tudo o que encontram a mamã já tem ou não vai gostar, fraldas é sempre uma boa opção, claro que convém perguntar primeiro se a mãe não usa das fraldas reutilizáveis de pano, que por acaso tinha sido uma boa opção para nós, se tivéssemos apostado nisso há 10 anos ...
(Mas há também que confirmar com a mãe se por acaso fazem falta outras coisas, não vale a pena oferecer fraldas se até fazia falta um par de calças! )

Para mim trouxeram um presente muito bonito e especial. Adorei! Obrigada!



terça-feira, 19 de agosto de 2014

1ª consulta do bebé

ou não!

O nosso bebé faz hoje 10 dias de vida, na maternidade as mães são aconselhadas a pesarem o bebé todas as semanas (eu disto até discordo, como conselheira em aleitamento materno sei que só aumenta o stress nas mamãs), e a marcar consulta dentro dos primeiros 15 dias do bebé.

No boletim de saúde do bebé aconselham a fazer a primeira consulta do bebé na primeira semana de vida, eu aqui sou mais flexível e para evitar idas ao centro de saúde onde há sempre gente doente paguei a uma enfermeira especialista em obstetrícia que me veio fazer uma visita ao domicilio aos 4 dias e avaliar o bebé e o meu puerpério também.



Hoje com 10 dias de vida, ou seja um meio termo entre a semana e os 15 dias fiz uma investida ao meu centro de saúde mas vim de lá tal e qual como fui!
A sala de espera completamente vazia, as consultas do dia já estavam todas despachadas, ideal para um recém nascido, mas como o senhor enfermeiro está de férias, parece que a balança não "funciona" ... e sem balança não pode haver consulta! Enfim!
Fui então aconselhada a marcar consulta, porque aparecer só não pode ser (mas com um recém nascido que nem registado no centro de saúde está tem que ser aparecendo e não marcando!) a marcar consulta para a próxima 3ª feira.

Quem me manda a mim ter filhos neste país e ainda por cima em Agosto? Realmente ... que irresponsável, eu!

Por mim não há grandes problemas, sou mãe de 5 filhos, tenho a experiência e por acaso tenho várias formações na área da maternidade, sendo uma delas a de Conselheira em Aleitamento Materno ou seja consigo avaliar bem a pega do bebé, as mamadas do bebé, os cocós do bebé e a evolução do bebé, mas pergunto-me eu, e se fosse uma mamã com um primeiro filho e com dificuldades na amamentação? Teria que recorrer a um hospital?

Claro que podemos registar um utente online e marcar consulta online e isso evita que uma recém mãe ande a caminho do centro de saúde para primeiro registar o seu recém nascido e depois marcar a consulta, mas esse serviço online tem esta mensagem quando tentamos fazer alguma destas operações:
(e a manutenção já dura há meses!)

É a saúde que temos neste país, mas que importa isso se hoje é capa de jornal o facto do Tony Carreira estar separado da mulher mas ainda assim ter sido visto com ela no Algarve? Isto sim, importa à nação e temos todos que estar preocupados com este grave acontecimento!


segunda-feira, 18 de agosto de 2014

Noitada!

Quando se faz uma noitada para comemorar os 10 anos ... esta é a imagem mais provável de ver no dia seguinte! 


Ora quem não fez já uma directa ou pelo menos parte de uma? Todos nós e que bom que era ... aguentar a noite toda, com conversas, risadas e o nascer do dia para nos lembrar que não dormimos e que estamos cheios de sono. 

Foi o que o Tiago fez ontem à noite com uns amigos. Salsichas e hamburgues para jantar, pão amassado por eles (receita publicada há dias pelo Chefe Augusto Lima ) e "cozido" pelo pai Fura Bolos e um bolo de aniversário. Ementa simples mas tão eficaz! Com certeza não se vão esquecer de mais uma aventura nocturna, desta vez à "sombra" do moinho que cuidou de guardar estes miúdos e as suas conversas, e que prometeu segredo! 

Houve bolo primeiro (quem disse que o bolo tem que ser no fim da festa?) 




 Houve um joelho esfolado, porque faz parte e porque os torna mais fortes!




Houve mãos fortes a amassar massa, quem disse que os pequeninos não têm força?




Todos puderam amassar e tender o seu próprio pão tipo chapata.




E o pai Fura Bolos ia cozendo um a um, conforme a fila de espera.




Cá fora a noite estava muito boa, 22ºC, sem vento, estrelas e um moinho.




E quase quase a sair a primeira rodada de salsichas.



Esta foi a primeira e ultima imagem que consegui da espécie de organização para dormir, o resto ficará para sempre guardado apenas nas suas memórias pois a máquina fotográfica ficou sem bateria, ou terá sido uma conspiração do universo para manter esta noite assim... como uma memória?











segunda-feira, 11 de agosto de 2014

Lua de leite.

Agora estamos todos em casa em modo de Lua de Leite. 

Muita maminha, descanso, mimos e amor, é assim que vamos estar estes próximos dias, os 7 juntinhos a desfrutar destes momentos tão especiais e únicos.








domingo, 10 de agosto de 2014

As mutações da parentalidade

Ser Pai e ser Mãe é uma constante aceitação das mudança e transformações do individuo, das quais as mais evidentes serão sem duvida aquelas que saltam à vista... as transformações físicas! estas "mutações" envolvem um aumento de volume de certas partes do nosso corpo e têm como objectivo suportar, proteger e carregar estes novos seres por nós gerados (os nossos filhotes).
                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                Há porem transformações menos evidentes como é o caso do coração de Pai e de Mãe, que por cada filho se divide, se retrai e fica apertadinho com as ansiedades e preocupações, mas que ao mesmo tempo se multiplica e se expande de amor e de emoções ao ponto de não nos caber mais no peito!
 Como pais sentimos-nos na obrigação de orientar os nossos filhos ao longo das suas vidas, com a clara noção porem que são eles próprios que (desde muito cedo) traçam o seu próprio percurso, e só nos resta como pais aceitar e apoiar essas suas decisões!
 Não foi própriamente este o nascimento que idealizámos para ti filhote, mas foi este que tu escolheste e é com o coração a transbordar de amor e de emoção (como se do primeiro filho se tratasse) que te saudamos à vida e te acolhemos nesta família da qual já há tantos meses tu fazes parte!  Obrigado por nos fazeres crescer como Pais e como família, e obrigado por fazeres cruzar nas nossas vidas pessoas tão lindas!

(escrito por Pai Fura Bolos)






PARABÉNS José

sexta-feira, 1 de agosto de 2014

Calma!

E é assim que estamos também cá por casa. Calmamente a aguardar o momento. 

Até já