terça-feira, 31 de maio de 2016

Mais presentes

Apesar de eu no convite para a minha festa / babyshower ter dito que os presentes que agradecíamos eram fraldas, toalhitas ou donativos para "O nosso parto", também recebi alguns miminhos para mim!

A minha mãe deu-me este livro, mesmo sem saber que era um da minha lista de "must have".


A minha amiga e doula Maria trouxe-me este espanta espíritos, ou caça sonhos, para proteger a nossa casa. É lindo, aqui na foto não dá para ver bem as cores.


E a minha amiga Rosário que já sabe como eu adoro sentar-me na sua poltrona, ofereceu-me esta sessão de reflexologia! Ui , estou desejosa, adoro estes mimos sempre, mas grávida são uma coisa do outro mundo! 



Sobre as fraldas e toalhitas, foi giro ouvir as histórias, das filhas das amigas que viram as mães comprar esses artigos a dizer que era um presente para a Ana.
"Para a Ana???" Do tipo, então mas ela é uma adulta quer isso para quê?
Ou a cara de alivio de outra que como já é adolescente e tem 2 manos bastante mais novos, por momentos pensou que a mãe lhe estava a esconder ... outra surpresa!

Almoço, já este sábado!

Pessoal amigo, conhecido ou passantes ... é já este sábado que faremos o almoço de angariação de fundos para "O nosso parto" .

Teremos na cozinha 3 gerações, o avô Crisante, o pai Paulo (Fura Bolos) e o filho Tiago! São três cozinheiros de mão cheia que vão preparar um almoço delicioso cheio de iguarias tradicionais.

Na sala estará o nosso amigo Remi a soltar umas notas de música muito agradáveis para um ambiente descontraído e tranquilo.

Para reservar o vosso "prato" é favor enviar mensagem ou telefonar, já só faltam 4 dias!

Aqui fica mais uma vez a ementa para os indecisos tirarem as dúvidas.






domingo, 29 de maio de 2016

40!

Ontem foi o dia! O dia da viragem, da passagem dos 30 para os 40!

Sinceramente não me sinto com 40, e para mim é apenas mais uma idade, redonda e que marca, mas só isso.
Quem teve uma crise dos 40 foi a Teresa, que aqui há tempos andava angustiada com a ideia de eu ir JÁ fazer 40 anos! Enfim, a miúda lá devia achar que era má onda dizer na escola que a mãe tinha 40 anos.

Crises à parte, como o meu presente dos 40 anos só vem cá para fora em Julho, resolvi misturar a festa de aniversário com uma espécie de babyshower, que nunca tinha feito, e assim conseguimos um almoço muito agradável com família e amigos.


O pai Fura Bolos foi quem trabalhou mais, coitado entre as poucas horas dormidas nestes últimos dias, lá conseguiu preparar uma série de petiscos para agradar a todos. Sem ele nada disto era possível.
Eu fiquei com a tarefa de convidar a malta e decorar a sala.

Fotos tenho poucas e de fraca qualidade, o tablet que uso agora é assim ... e também não me apetecia andar a tirar fotos em vez de desfrutar da companhia de todos os que me vieram abraçar neste dia especial.


 (a mesa dos doces aqui ainda não estava completa, mas já tinha ali ao fundo um bolo de chocolate DIVINAL confeccionado e oferecido pelo pessoal do restaurante Hugo Beaty)

Para brincadeira, comprei uns rolos de fita de cetim amarela e desafiei os presentes a adivinharem a medida da minha barriga, perímetro. Bom foi uma galhofa. Cada um com a sua teoria e técnica, mas todos decididos a acertar.

 Houve quem medisse em si própria.


Houve quem achasse que a medida era a mesma do pai Fura Bolos ...



E houve ainda quem usasse os mosaicos do chão para fazer medida certa ...


Também houve quem viesse atras de mim na tentativa de me abraçar, houve quem se queixasse que o meu vestido induzia em erro ... enfim, todo um lote de palpiteiros! 

Bom mas tenho a dizer que estou grande ... mas assim tanto também não! 
Quem ficou mais próxima foi uma amiga, mas falhou ainda assim por uns 15 cm, 
Eis senão quando, o compadre Carlos decidiu dar um palpite também, e já no fim da festa, mas com testemunhas, mediu e calculou ... e ficou a uns escassos 2 cm da medida certa!!


A ideia do ponto de interrogação em rosa e azul foi do Tiago que me ajudou depois a concretiza-la, e acho que resultou muito bem.

(1 arame grosso, moldado na forma de ponto de interrogação, 50 balões, atados 2 a 2 entrelaçados no arame)

Nas paredes da sala colámos os desenhos sobre parto na água, pintados há dias pelos filhotes. Simples mas eficaz.


Apesar de fazer 40 anos, os presentes que pedi foram fraldas, toalhitas ou donativos para o nosso parto, e assim fui brindada com este lote que me deve chegar para os primeiros 3 meses pelo menos!

Sejamos práticos e realistas, uma mãe de 6 tem roupa suficiente em casa para vestir uns 3 recém nascidos, pelo menos, tem camas, cadeiras, espreguiçadeiras e brincadeiras ... o que faz falta realmente são os consumíveis!

O Zé tratou de organizar os pacotes ...


Com pena minha não tirei fotos com todos, imaginem que não tirei foto nenhuma com os miúdos, nem com os meus pais. Escapou esta com o pai Fura Bolos, de ar cansado com razão, e algumas que fui pedindo para me tirarem.

(é impressão minha ou na foto com o maridão fiquei a parecer uma baleia??)







Agradeço a todos os que tornaram este dia possível e tão especial.
A quem colaborou com petiscos e doces, quem ajudou na preparação da sala e depois na limpeza,

Acima de tudo agradeço o carinho que me deram o dia todo. Venham mais 40!


sexta-feira, 27 de maio de 2016

Apoios

Porque apoiar é mais do que dar, para apoiar na maior parte das vezes basta "dar condições para", e foi isso que a minha amiga Idilia fez.

Ao disponibilizar o seu espaço, o Colégio S. Gonçalo - Montinhos da Luz, para eu fazer 3 workshops para grávidas e recém mamãs, deu-me a possibilidade de conhecer pessoas novas, passar conhecimento, dar dicas, ouvir , partilhar, e isso vale muito!

Grata Idilia pelo apoio, por agora encerramos este ciclo, mas tenho a certeza que voltaremos a pensar e fazer coisas juntas.


domingo, 22 de maio de 2016

Sorteio do 1º cabaz

Cá está ele, o sorteio.
Hoje era o dia para o sorteio do cabaz de artigos personalizados para bebé, feitos por mim, cujo valor das rifas foi totalmente para o mealheiro do nosso parto.
No total foram 62 rifas marcadas, mas no sorteio só entraram 58 visto que 4 não foram pagas. Por este motivo não usámos o random.org para fazer o sorteio, porque este não permite excluir números, sendo assim fizemos a coisa à boa velha maneira de papelinhos!

O Zé foi o escolhido para tirar um papelinho, e assim, enquanto esperava pelo seu jantar, já de garfo na mão, fez as honras.

Aqui ficam fotos e vídeos que mostram como foi e quem foi a vencedora!

Rifa nº 25 , Catarina Cabo Janeiro, por favor entre em contacto para combinarmos a personalização e entrega do prémio.

Peço desculpa pela qualidade do vídeo e por se custar a ver o numero, não reparei na altura que se via tão mal, mas acreditem foi o 25 que saiu, com a Julieta como testemunha!

Grata a todos os que compraram rifas, cada uma foi mais um passinho para fazer acontecer  O nosso parto .








Para quem não participou neste sorteio, não fique triste, já esta semana vamos lançar outro, desta vez um cabaz que será um mimo para qualquer mulher!

sexta-feira, 20 de maio de 2016

Um mealheiro especial


Têm que concordar comigo, é lindo, não é?

Quando começamos a campanha para fazer acontecer "O nosso parto" lembrei-me que era giro ter um mealheiro especial, algo que representasse a gravidez, parto ou nascimento. Lancei o desafio a um amigo, o Tiago, que faz peças lindas em barro.

Nunca tinha feito nenhum mealheiro, mas aceitou o desafio de imediato, e assim nasceu o nosso mealheiro.

Uma imagem que representa bem o corpo de uma mulher grávida, a minha barriga!

Como não sou egoísta, aqui fica o contacto do Tiago Miguel, ptiagomiguel@gmail.com , que ficará feliz de vos fazer um mealheiro destes também.

Uma ideia gira, fazer um mealheiro para o parto, para sessões de massagem para a mamã, para o enxoval do bebé, para as fraldas ... para colocar na mesa do baby shower  ... enfim, muitas possibilidades para usarem um mealheiro lindo como este.

Eu - pousar para um artista

Ontem ao fim da tarde fiquei sem 3 dos filhotes, quiseram ir para a avó jantar, a Teresa, a Julieta e o Zé.

Em casa ficou o Tiago que quis ir para a cozinha fazer o jantar, que chatice, e o João que ficou aborrecido e cansado por não ter com quem brincar.

Estava claramente cansado e ao mesmo tempo enfadado, só me perguntava o que ia fazer ... o que podia fazer ... e nenhuma das minhas sugestões lhe agradava, até que me deitei no sofá e lhe pedi que me fizesse uma massagem nas costas. Isso agradou-lhe, nada mau para mim!

Depois da massagem, curta mas boa, continuei deitada ... sabem aquele sono que dá no fim do dia ... E então sugeri-lhe que me desenhasse, já que ele gosta tanto de desenhar à vista.

Foi buscar a folha, sentou-se à minha frente, pediu que eu esticasse as pernas ... e começou a desenhar.

Saiu isto, um desenho lindo, de uma grande barriga, umas boas mamocas, um balão que diz "rochi" que é o meu barulho a ressonar, e umas delicadas pernas, sim que ele já percebeu que a mãe mesmo gravidissima não sofre de inchaços!


quinta-feira, 19 de maio de 2016

O nosso parto - mais uma vez

Para quem ainda não se apercebeu, estamos a planear o nosso 6º parto em casa. Como em Portugal isso acarreta custos que não são cobertos nem pelo sistema nacional de saúde nem pelos seguros de saúde, resolvemos criar uma página para que através de sorteios e outras actividades possamos angariar o valor necessário.

Esta é a página do facebook - O nosso parto , aqui podem acompanhar o progresso da campanha e ver mais informações sobre parto domiciliar, parto humanizado, maternidade ...

Amanhã encerra o primeiro sorteio, por isso venho aqui convidar a quem gostaria de colaborar e ao mesmo tempo habilitar-se a um cabaz de artigos para bebé personalizados, que entre no link do SORTEIO e reserve as suas rifas.




Estamos gratos por já ter conseguido passar a meta dos 30%, faz-nos acreditar que é possível fazer acontecer!


quarta-feira, 18 de maio de 2016

O enxoval do 6º bebé - parte I

Como é óbvio, se quando se tem um 2º ou 3º bebé já há menos coisas a comprar, para um 6º bebé menos ainda, ou quer dizer,  há coisas a comprar mas prioridades diferentes.

Ainda está longe o dia em que vou pedir ao pai Fura Bolos para tirar o caixote lá de cima que diz
" Roupa 0-3 meses - Verão - para ficar"
que é aquele caixote que vai ficando tipo "reserva estratégica" para qualquer contingência, mas para já preparam-se pormenores que são para mim neste momento mais importantes.

Também não estou a falar do quarto ou do berço, até porque para já o plano é o bebé dormir connosco, com o mano Zé e com a mana  Julieta, que ainda faz umas visitas nocturnas à nossa cama, como vamos gerir isto? Não sei, ficarei a saber quando esses dias ou noites chegarem.

Para já comprámos 2 coisas a pensar na chegada do bebé, uma foi a mochila ergonómica Manduca para carregar o Zé enquanto ainda é pequenino e o bebé também é carregado no pano, e outra compra chegou hoje.

Um livro que já há muito queria comprar, que já aconselhei mães a comprar e do qual já ouvi falar muito bem : "Os bebés também querem dormir" da Constança Cordeiro Ferreira. Este fim de semana não resisti e mandei-o vir, em jeito de presente para mim/bebé, acho que merecemos.

Pelo que já folheei agradou-me bastante, agora é ter tempo para o ler, depois dos miúdos irem para a cama ou nas minhas madrugadas de insónias típicas do 3º trimestre de qualquer grávida.

Mesmo sendo o 6º bebé, um filho é um filho e com ele trás sempre vontade de coisas novas, de aprender mais, de saber mais, de novas oportunidades.

Fica a dica de leitura.


segunda-feira, 16 de maio de 2016

Preparação para o parto - parte I

Podia estar a falar de técnicas de respiração, exercícios com bola, simular contracções, relaxamento e massagens, mas não, neste caso a nossa preparação para o parto é outra.

Preparamos um parto em casa, na água, em família, por isso a preparação é feita assim, aos bocadinhos, com ideias giras e diferentes, que me preparam a mim, mãe, mas também os filhotes para a chegada de mais um bebé a esta casa.

Hoje pintaram desenhos do livro para colorir "Afirmações para parto na água" , português e disponibilizado gratuitamente pelo movimento Mães D'Água .
Foi uma hora de pintura e muita conversa sobre o parto.

Foi giro ouvir uns dizer que quase em todos os desenhos as mães estavam de olhos fechados e outros automaticamente a responder que era porque assim estavam mais relaxadas,

Eu também pintei um desenho. Quando os pendurarmos logo mostro todos, por agora ficam aqui algumas fotos do fim de tarde de pintura.


Julieta

João

Teresa

Tiago












sábado, 14 de maio de 2016

Fomos de vela!

"Já tem planos para Sábado de manhã?"

Esta foi a pergunta feita pela amiga Idilia via facebook enquanto falávamos de outros assuntos. O meu olhar virou-se para o quadro semanal cá de casa e respondi na hora, não, por acaso estou livre. 

E foi assim, um convite espectacular para ir dar uma volta de catamaran à vela! Os miúdos entraram em delírio, eu adorei a ideia e o pai Fura Bolos pensou logo em fazer um bolo para levar, pois então. Estava o plano feito para uma manhã de sábado bem diferente.

O dia amanheceu com sol mas aos poucos ficou encoberto, mas nada que fizesse esmorecer estes marinheiros.



Todos a bordo!
Então ficámos a saber que era a viagem inaugural deste barco, a primeira vez que navegava com passageiros (já tinha navegado só com tripulação) e não pude deixar de pensar no Titanic! Mas aqui não há icebergues e as condições de segurança estavam todas reunidas e pensadas!

Fomos cobaias mas de uma viagem muito agradável, bom ambiente a bordo, miúdos divertidos, música, aperitivos e bebidas ... enfim que mais se podia pedir para uma manhã de sábado?

Eu e o Tiago somos terríveis no mar, enjoamos em qualquer bote, mas hoje nem isso nos aconteceu. O mar estava calmo, o catamaran é super suave na água e havia tanto para ver que não houve tempo para essas coisas desagradáveis!








Para quem vier de férias este ano para Lagos não deixe de experimentar uma viagem neste espectacular barco. Os passeios são excelentes, a vista é deslumbrante e se o dia estiver bom ainda dá para uns mergulhos também nestas águas verde claro.

Catamaran à Vela Descobertas da Discover



quarta-feira, 11 de maio de 2016

Só assim é que consigo!

Este quadro foi das melhores coisas que fiz cá para casa!

Ontem estiveram cá os meus cunhados, e enquanto petiscávamos qualquer coisa sentados à mesa oiço a minha cunhada:
- Aquilo somos nós, ali no quadro? - ao ver o nome dela e do marido escritos no quadro preto semanal.

Eu ri-me e disse - Claro, ou achas que se eu não escrever tudo ali certinho me vou lembrar do que tenho em cada semana?

E é assim, que desde que temos a nossa estação de comando instalada na parede da sala de refeições que conseguimos manter mais ou menos alguma organização nos nossos horários familiares.  É que com os miúdos, actividades, festas, reuniões de escola, saídas, trabalho ... não há cabeça que registe tudo.

O que temos na nossa parede:

- quadro preto semanal
- calendário mensal, que começa em Setembro e acaba em Agosto (facilita a visão do ano escolar)
- horários escolares dos 4 que já andam na escola
- espaço para pendurar notas ou escrever a marcador
- relógio

Connosco funciona, ao domingo à noite escrevo a nova semana, e sempre que alguém liga a marcar algo ou aparece um convite para uma festa, eu não respondo sem olhar para lá.
Fica a dica!

(não se eludam, esta é uma semana soft, pelo menos por agora!)


terça-feira, 10 de maio de 2016

Ás voltas com a cabeça!

Sabem como é a cabeça de uma grávida, não para, nem a dormir e uma noite destas o que eu levei a matutar nisto!

Parece que "cabeça de xara" é uma receita típica do alto Alentejo, mas eu nunca tinha ouvido falar em tal coisa, e em vez de ver o que era, pesquisar e sossegar a minha cabeça, levei toda a santa noite a sonhar com carnes a cozer numa panela cheia de água!

O pai Fura Bolos salgou a cabeça, cozeu, e depois não sei o que fez, mas sei que o resultado foi este, uma delicia, uma espécie de paté/terrina ou seja "cabeça de xara", soubesse eu que era assim e tinha dormido a noite descansada! 

Esta é mais uma das deliciosas receitas que o Paulo irá preparar no dia 4 de Junho, para o nosso almoço, com música ao vivo e tudo. 







Podem ver o resto da ementa aqui e reservar o vosso lugar, atenção que só temos 25 lugares.


domingo, 8 de maio de 2016

Caracolada!

O domingo é sempre um bom dia para comer uns caracóis! E se forem bem feitos, estiverem saborosos, acompanhados de umas bebidas fresquinhas e no fim não tivermos de lavar a loiça, melhor!

Estes foram os primeiros da época para nós.
Domingo é dia de caracóis no café Budea, em Budens, apareçam!





sábado, 7 de maio de 2016

Um almoço especial!

Eu não disse que pai e filho andavam a preparar coisas boas? 
Aqui está a excelente ementa elaborada pelo pai Fura Bolos e o mini chef Tiago. Tudo caseiro, servido com carinho ao som da música de um amigo que vem tocar para nós. 

Eu não sei como podia ser melhor, a mim parece-me perfeito! 


Sábado, 4 de Junho no Moinho de Budens. 
Donativo mínimo de 25€ por pessoa, para "O nosso parto"
Só temos 25 cadeiras, lugares limitados!
Para reservas contactar por mail ou telefone. 



Um cheirinho do que vamos ter por lá!