quinta-feira, 30 de outubro de 2014

Casa sossegada

E um bebé que rabuja para dormir. Claro que o meto na mama e aí é tiro e queda mas dura pouco.

Há dias uma amiga perguntava-me se eu achava que o Zézito sentia a falta dos manos durante o dia, e a minha resposta foi : acho que sim.

E sim, confirma-se que ele sente falta do desassossego que é esta casa com os 5.
Quando todos vêm da escola e precisam de extravasar a energia que trazem de fora, o barulho, a agitação e a música invade a casa e o que é que o Zé faz? Adormece pois então.

Pobre Zézito que durante todo o dia deve pensar que os manos fugiram e que ao senti-los em casa novamente descansa, e descansa de tal maneira que adormece, sozinho deitado na espreguiçdeira ao som da música que toca no rádio, do barulho e das danças dos manos à volta dele.

Ah que bom que é ter uma casa desassossegada!


domingo, 26 de outubro de 2014

Granola

Ao pequeno almoço gostamos de nos sentar todos juntos, todos ao mesmo tempo e todos comemos o mesmo, grandes e pequenos. A partir deste ano lectivo o Tiago fica fora destes pequenos almoços durante a semana pois tem que sair de casa antes de nós nos levantarmos, mas ao fim de semana recuperamos o ritual.

Vamos variando, entre cevada com torradas, iogurte com salada de fruta, iogurte com cereais, batidos ... enfim, tudo depende do tempo e da época.

Cereais de pequeno almoço, daqueles de estrelinhas, luas, ursinhos ou o diabo a quatro nunca foi opção, apesar de que mesmo assim gastei muitos pacotes de cerelac, soubesse eu na altura fazer papinhas de aveia e muito se tinha poupado, na carteira e na saúde ... mas o que lá vai lá vai.

Agora mais desperta para outras coisas falaram-me em granola caseira e nós que já fazíamos a mistura mas tudo em cru, experimentámos, é uma gulodice!

Faço ao domingo à noite e dá para a semana toda, se não nos der para comer daquilo à colherada!

As receitas vamos fazendo conforme os cereais que temos em casa e as misturas de frutos secos e as especiarias. A desta semana é assim:

(receita ditada à Teresa, 2º ano, e não corrigida, daí o erro em frutos)




sexta-feira, 24 de outubro de 2014

Começa cedo!

Começa cedo, foi o que mais ouvi hoje seguido de um "porta-se tão bem" e uma mãe baba-se toda ao ouvir estas palavras.

E o que é que começou cedo? Não foi dentes, não foi pápas, não foi gatinhar nem mesmo falar, foi assistir a um seminário. Sim, porque se a mãe de todos quer ir, o Zézito vai atrás pois então.

Fomos os dois, saídos de casa às 9, manos entregues nas escolas, a caminho da Vila do Bispo para assistir durante todo o dia, ou enquanto o Zé permitisse, a um seminário sobre Educação Parental - Boas práticas.

Aguentou o dia todo, mamou, dormiu, esteve acordado, sorriu e voltou ao principio, mamou, dormiu, esteve acordado e sorriu mesmo na despedida.

O seminário foi bastante interessante, não fosse eu mãe de 5 e interessada nestas matérias. Cansada, sim, muito no regresso a casa mas valeu a pena.

Peixes que voam para norte

Peixes voadores e Rosas dos ventos são os temas de duas exposições, à escala de uma pequena escola claro, com trabalhos dos meninos dos 5º anos.

Com direito a convite e tudo, não podia deixar de lá ir espreitar.




A almofada com a rosa dos ventos do Tiago, para sonhar para  norte ou sul.



 Primeiros trabalhos e Educação Visual do Tiago




quarta-feira, 22 de outubro de 2014

Feira de Natal

Pois, eu sei ... parece um bocadinho estranho falar de Natal 2 horas depois de ter mostrado como foi bom um banho de mar hoje ... em Outubro, mas já se sabe, o pós parto é uma período em que a mulher tem muitas vezes atitudes bipolares, e eu estou em pleno pós parto, por isso Natal!



Visitem o evento aqui  e vejam como foi o ano passado aqui
Agora vou dormir ... prometo não pensar em mais nada hoje ... nunca se sabe o que mais poderia sair desta cabecinha! 

1º mergulho do ano!

É que oficialmente tirando aquele meu chapinhanço numa poça de água gelada às 7 da manhã para conseguir uma boa foto de grávida, este ano a água esteve tão fria e eu tão grande que ainda não tinha dado o 1º mergulho!

Hoje o calor apertou durante todo o dia, cada vez que saí ao quintal para estender ou apanhar roupa ficava sem ar tal não era o bafo, e a ideia foi crescendo! Ideia parva parecia assim à primeira vista, isto porque hoje era dia 22 de Outubro, pleno Outono e ir à praia não é  de todo uma actividade desta época, mas fazer o quê? A ideia estava cá e o carro a marcar 34ºc às 2 e meia da tarde também!

Foi vestir um biquini às pressas, agarrar num saco de toalhas e ir buscar os miúdos todos às respectivas escolas e descer a estrada até à nossa praia! Todos de cuecas, porque a esta altura do ano já nem sei onde param os biquinis desta malta toda.

E não é que dei o tão esperado mergulho? Eu e todos, foi tudo a banhos até o Zézito molhou os seus pézitos de 2 meses e meio.






E pensando eu que a ideia era parva ... depois de chegarmos ainda chegaram mas uns amigos aqui da aldeia!
Gente esperta é o que é, pois por aqui Verão e banhos é sempre que um algarvio quiser!

terça-feira, 21 de outubro de 2014

Amamentar, mais uma vez

Para mim está a ser a 5ª vez que amamento e apesar da experiência desta vez não tem sido fácil.

Claro que a experiência ajuda mas vale o que vale já que é a 5ª vez que amamento filhos, mas é a 1ª vez que amamento este filho, é sempre uma primeira vez.

Desta vez tem havido umas dificuldades, nada que não se ultrapasse e é aqui que a experiência ajuda, ajuda-me a continuar porque sei que daqui a uns dias, ou semanas estaremos a voar em piloto automático e sem problemas.

Apesar da experiência, é muito importante saber procurar ajuda e ter uma roda de amigos e familiares que apoiam a amamentação, só assim é possível, e por saber da importância desta ajuda, este ano comemoramos a semana mundial do aleitamento materno aqui em Budens, com um Circulo de Partilha.

E não é preciso muito para termos um circulo de mulheres, um circulo onde se conversa sem preconceitos, sem julgamentos e onde a amamentação é o ponto de partida para mais conversas e partilhas.

Uma sala agradável, com o sol de outono a entrar pela janela depois de uma manhã de chuva intensa.



Chá e bolos para aquecer o coração.


Os manos foram deixar o Zézito e aproveitaram a tarde para irem ao circo com os avós.


E para estas fotos nem é preciso muitas palavras, conseguimos perceber que foi muito agradável.



O saber e a experiência da mãe Sandra.


 
 E um momento de massagem para os bebés. Uma partilha da querida Maria.


Saí de lá com o coração cheio e com mais forças para continuar a amamentar e ajudar outras mamãs a fazê-lo com prazer.

domingo, 19 de outubro de 2014

Passarinhos a voar

Hoje estou em modo natureza.
A  reportagem atrasada do fim de semana de 4 e 5 de Outubro, em Sagres no Festival de Observação de Aves. 

É um festival temático mas com tantas actividades e tão variadas que dá para toda a família ir mesmo que não sejam ornitologos. 

Nós fomos e fizemos muitas coisas.

Eu tive a minha banca montada durante 2 dias, eu e o meu Zézito claro está. 




Também fui assistir a um workshop com a Fernanda Botelho com o tema " Farmácia no quintal e na cozinha", muito interessante mesmo. Aprendi muito sobre plantas e especiarias que usamos todos os dias e que podemos usar ainda para mais fins. Claro que o Zézito também assistiu!





Enquanto isso para os miúdos foi um dia cheio.
Actividades sobre pássaros.


O Tiago e a Teresa fizeram um peddy paper onde tinham que descobrir e identificar aves. Uma caminhada de 2 horas num cenário muito agradável. Para esta actividade contem com a preciosa ajuda da amiga Sandra que foi com o seu Benjamim e levou os nossos 2.





Há hora de almoço o pai Fura Bolos apareceu com o piquenique e foi mesmo ali, na relva do Forte do Beliche que nos sentamos a comer. 



Ainda houve tempo para fazerem ciência! Os pequenos cientistas fizeram experiências muito engraçadas com o senhor da Ciência Viva de Lagos.





E agora vamos a contas.
Tantas actividades, para todos e todas as idades ... quanto é que esta família numerosa gastou? Zero, zero euros.
O festival está sempre cheio de boas propostas de actividades gratuitas é só ler o programa e marcar as que nos agradam mais.

Afinal gastamos dinheiro!
Os miúdos quiseram um pin cada um de aves, comprámos e ajudamos a SPEA .
E comprámos 2 livros sobre plantas medicinais, a Agenda para 2015 e o livro infantil Hortas Aromáticas da Fernanda Botelho.

Sem dúvida para repetir para o ano. A não perder!

O Outono

com temperaturas de Verão.
Hoje depois do almoço saímos para ver e sentir o outono, e estavam 30ºc !

Um passeio não muito longo porque o pai Fura Bolos tem que trabalhar, mas ainda assim deu para muita coisa.
Corridas, descobertas, maminhas, gritos, fugidas ... dá sempre para muita coisa.

Ao fundo o espelho de água, o mar, brilhante e calmo.


O que os miúdos descobriram, medronhos, pena que estão ainda verdes, mas deu mesmo assim para provar.





Porque um bebé amamentado em livre demanda tem destas coisas, amamento em qualquer lado, sentada numa pedrinha e o Zézito aconchegado no pano.


Sorrisos lindos.


Estranhamente cada vez está mais fácil de tirar fotos com todos ... o que será que está para acontecer! Aqui até estão organizados, meninos para um lado e meninas para outro ... medo!


O pano não há dúvida que é das melhores coisas que há para passear com bebés pequeninos. Eles dormem e nós passeamos!






Para casa trouxemos um saco com achados de Outono e fizeram estes trabalhos com as folhinhas.






sábado, 18 de outubro de 2014

Rejuvenesci

É à conclusão que chego, e ainda bem. 

Nem mesmo os cabelos brancos que teimam em aparecer envergonhados deitam por terra esta teoria de ciência pura. 
Ora se aos 34 anos fui mãe da Julieta que engordava muito pouco e em palavras de um profissional de saúde a razão disso era ser o 4º filho ... Uma maneira delicada de me dizer que ao 4º filho já estava velha e gasta.  

Então agora aos 38 anos, sou mãe do Zé, 5º filho,  que nestes 2 meses de vida engordou 2kg e em palavras do mesmo profissional a razão é o leite ser bom. 

Digam-me lá se isto não é rejuvenescer? Não há dúvida que é como o vinho do Porto! 
 
Zézito, amamentado em exclusivo, nascido com 4180g agora com 2 meses tem 6030g. 


segunda-feira, 13 de outubro de 2014

Almofada temática

O Tiago passou este ano para o 5º ano.
Um ano cheio de novidades.

Passe da camioneta
Cartão da escola electrónico
Acordar antes da família e despachar-se sozinho
8 disciplinas
Tomar banho no balneário da escola
Refeitório grande
Ir ao bar comprar lanche
Sair de casa sozinho para ir apanhar a camioneta
Enjoar na viagem de regresso quando está calor (são uns longos 7 km)
Perder a camionete quando se esquece das horas
Esquecer-se da carteira na camioneta e reavê-la no dia seguinte
.
.
.

E muito mais novidades ... e ainda agora o ano começou.
Também passou a ter trabalhos de casa diferentes e para além dos TPC agora também há os TPF (trabalhos para fazer com a família), estes já havia de vez em quando no 1º ciclo mas sem nome próprio.

Este fim de semana havia uma Rosa dos Ventos para fazer, tinha que ser criativa, trabalho em familia, materiais diferentes e 40x40cm. Acho que conseguimos alcançar os objectivos, agora falta ouvir a opinião da professora.

Entre fazer algo com materiais reciclados ou papéis e cartolinas, surgiu-me a ideia de uma almofada com uma Rosa dos Ventos aplicada, assim seria diferente com certeza e algo que pode ser usado depois.

Foi preciso cortar tecido, coser à máquina, bordar à mão e encher, parece-me que com este trabalho usamos bastantes técnicas diferentes. A parte de coser à máquina e bordar à mão foi toda feita pelo Tiago.